NÃO TEM GRAÇA! ENTENDA PORQUE GATOS SE ASSUSTAM COM PEPINO

Um gato comendo, um pepino e uma das reações mais hilárias da internet.
Alguns felinos voaram metros ao se depararem com o cilíndrico legume verde. Até os amantes de gatos riram e depois disseram: “Que maldade”.
Apesar de nos divertir, essa situação não é nada engraçada para os animais. Afinal, quem gosta de levar um tremendo susto?
A revista National Geographic publicou uma matéria relatando os motivos da reação dos gatos e as implicações que a situação pode causar ao animal.
O especialista em comportamento de gatos da Universidade de Bristol, John Bradshaw, conta que esse tipo de vídeo são convites para outras pessoas fazerem o mesmo com seus gatos e que essa situação causa um grande estresse ao animal.
Gatos domésticos ainda mantêm seus extintos selvagens, tanto que sempre caçam insetos ou até deixam algum bicho morto em camas ou chinelos, caso realmente gostem do seu dono.
Sendo assim, quando se coloca um pepino atrás do animal e o pega desprevenido, ele se assusta por manter esse instinto. Na maioria dos vídeos, os animais estavam comendo, um momento em que está relaxado e se sentindo seguro.
Provavelmente, o invasor verde no chão, uma coisa incomum, é associado pelo gato a uma cobra, um predador. Logo, o salto espalhafatoso é uma reação natural para buscar uma distância segura e avaliar a situação.
OU SEJA…
O ideal é evitar esse tipo de “brincadeira” com seu animalzinho, já que ele pode se machucar, quebrar coisas ou até entrar em estado de estresse prolongado.
Gatos assustados podem soltar um cheiro horrível, produzido por uma glândula próxima do ânus, que indica que ele sente perigo, segundo o site PEA (Projeto Esperança Animal). Há relatos na web de gatos que morreram ao levarem um grande susto, porém isso não foi confirmado por especialistas.
Bradshaw afirma que é interessante estimular a mente do animal com objetos, mas ao introduzir algo novo na vida felino, por favor, seja sensato, trate de deixá-lo entender a situação em sua zona de segurança.
Fontes: National Geographic | PEA | Yahoo

Share/Bookmark

0 comentários: