Após terremoto, ao menos 4 pessoas são resgatadas em Taiwan

Tainan, Taiwan - Ao menos quatro pessoas, incluindo uma menina de 8 anos, foram resgatadas nesta segunda-feira de um edifício de Taiwan derrubado por um forte terremoto dois dias atrás.
Acredita-se que mais de 100 pessoas devem ainda estar sob os escombros, durante o feriado mais importante no calendário chinês, o Ano Novo Lunar.
O terremoto de sábado, de 6,4 graus na escala Richter, matou pelo menos 38 pessoas na cidade de Tainan, localizada ao sul de Taiwan. Desse total, apenas duas pessoas não faleceram no colapso do edifício de 17 andares.
Autoridades conseguiram resgatar mais de 170 pessoas, a grande maioria nas horas imediatas após o terremoto. Acredita-se que cinco sobreviventes foram resgatados no domingo e ao menos outros
quatro nesta segunda-feira. Uma delas, Tsao Wei-ling, ficou dizendo "Estou aqui", enquanto equipes de resgate escavavam para encontrá-la, relatou o Taiwan Eastern Broadcasting Corp.
Ela foi encontrada sob o corpo de seu marido, que a protegeu de uma viga em colapso, informou a Agência Central de Notícias. O marido de Tsao e seu filho de 2 anos foram encontrados mortos. Outros cinco membros da família permaneceram desaparecidos.
As equipes também resgataram nesta segunda-feira um homem de 42 anos de idade do edifício, e, posteriormente, uma menina de 8 anos, que ficaram presos por mais de 61 horas.
Pouco depois, as equipes de resgate também tiraram dos escombros uma mulher vietnamita de 28 anos, identificada como Chen Mei-jih, que estava no quinto andar do edifício.
Os familiares dos desaparecidos lotaram o centro de informações em busca de seus entes queridos.
As tensões aumentaram quando alguns parentes, perdendo a paciência, exigiram que pudessem falar diretamente com os trabalhadores das equipes de resgate.
Um casal sentado em uma pequena sala onde os funcionários estão liberando informações disseram que não tinham ouvido nenhuma notícia sobre seu filho e sua família, incluindo seus netos.
A queda do prédio, construído em 1989, levantou dúvidas sobre se a sua construção tinha sido de má qualidade. O governo diz que vai investigar.
Huang Jia-rui, um engenheiro estrutural de Tainan, disse que os edifícios de Taiwan não são
à prova de terremotos como os do Japão, que é líder em estruturas protegidas contra terremotos.
O feriado prolongado do Ano Novo Lunar começou oficialmente segunda-feira, mas as celebrações foram restringidas.
Fonte: Exame, Notícia do Estadão

Share/Bookmark

0 comentários: