Iguaracy tem a melhor Farmácia Básica do Estado de Pernambuco, dito pela coordenadora de farmácias do Hospital da Restauração - Prefeito faz revelações importantes durante Audiência Pública da Saúde.

Na Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria de Saúde, o prefeito do Município de Iguaracy, Francisco Dessoles Monteiro, citou o esforço do Governo Municipal para manter a saúde em dias, mesmo com os poucos recursos, e com as dificuldades enfrentadas.
"Quem administra tem que fazer prioridades. Se o recurso está curto, você tem que priorizar alguns assuntos. Nós tivemos essa epidemia dengue, chikungunya e zika a partir de outubro e com isso tivemos uma despesa extra. Quem trabalha com medicamentos sabe como a demanda aumentou drasticamente nesse período".
O prefeito citou ainda que os medicamentos sumiram rapidamente da prateleira, e isso apesar de Iguaracy ter a melhor farmácia básica do Estado de Pernambuco, e foi dito pela coordenadora de farmácias do Hospital da Restauração, que fez um levantamento e divulgou esses dados. O prefeito Patriota da cidade de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE realçou ainda que Iguaracy tem o depósito de medicamentos mais organizado de Pernambuco.
Dessoles informou no evento outras importantes ações que vem ocorrendo na área da saúde, veja na fala do prefeito:
"Foram 64 casos de tracoma descobertos nas escolas, casos esses que vocês sabem mais do que eu, porque trabalham na saúde, e vamos transformar em futuros donos de casa ou donas de casa porque foram diagnosticados em tempo hábil. Essas 64 crianças vão ter muito mais chances de ter uma vida normal do que se a gente negasse esse trabalho preventivo.
Nós devemos nos orgulhar também de ter zero caso de tuberculose diagnosticado nos últimos meses.  A hanseníase, que também uma doença muito grave, nós temos zero caso diagnosticado no período de quatro meses. Nós temos a vacinação com todas as metas batidas.
Lógico que a saúde de Iguaracy, de Pernambuco e do Brasil não é nenhuma maravilha, nós sabemos disso. Estávamos até agora nos postos de saúde da família com um só médico para responder pelos quatro postos. Vocês viram aqui os dados financeiros como são perversos ao Município. Gastamos seiscentos mil reais com os postos de saúde e recebemos cem mil. Muita gente pensa que os PSF’s são bancados pelo Governo Federal".

Share/Bookmark

0 comentários: