Radiação Gama que esteriliza Aedes aegypti deve ficar pronta em quatro meses


Radiação Gama que esteriliza Aedes aegypti deve ficar pronta em quatro meses

Cientistas pernambucanos esperam que em quatro meses a quantidade de mosquitos da espécie Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e da febre chikungunya, possa começar a diminuir em Pernambuco. Esse é o prazo para a conclusão de um experimento feito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que procura inviabilizar o processo de reprodução do inseto por meio da energia nuclear. Os detalhes foram repassados em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (15) no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, na Cidade Universitário no Recife.
A pesquisa tem como base uma antiga técnica utilizada na agricultura para o controle de pragas, que esteriliza os machos utilizando-se a radiação gama. "A radiação, quando entra em contato com material biológico, altera várias funções do organismo, entre elas o acasalamento. A radiação gama faz a ionização das células, que ficam impedidas de se reproduzir", explica a pesquisadora do departamento de Energia Nuclear da UFPE, Edivânia Souza.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS