Estudantes comemoram Dia Nacional das Bandas e Fanfarras com apresentações na Praça Antônio Rabelo


Estudantes comemoram Dia Nacional das Bandas e Fanfarras com apresentações na Praça Antônio Rabelo

Na noite da última segunda-feira (28) bandas marciais animaram a cidade de Iguaracy com um belíssimo evento em homenagem ao Dia Nacional das Bandas e Fanfarras, comemorado oficialmente no dia 27 de março em todo o País.
Para celebrar a data, estudantes que fazem parte das bandas de 03 escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação desfilaram pelas principais ruas da cidade, finalizando na Praça Antônio Rabelo, onde se apresentaram ao público.
Foram quase 2 horas de muita música, olhares atentos, envolvidos pela magia dos músicos e de seus instrumentos. Um espetáculo gratuito para quem esteve presente.
Participaram da homenagem às bandas marciais das escolas EREM Professora Rosete Bezerra de Souza (Iguaracy), EREM Monsenhor Antônio de Pádua Santos (Afogados da Ingazeira), e Dr. Diomedes Gomes Lopes (Iguaracy).
O evento foi planejado pelo maestro iguaraciense, Fausto Simões, responsável pela regência da BMER (Banda Marcial Escola Rosete) e da CORMAPS (Corporação Musical Mons. Antônio de Pádua Santos), em parceria com o maestro João Bosco (“Bosquinho”) que é professor regente da BMDG (Banda Marcial Diomedes Gomes).
No término das apresentações as bandas tocaram juntas a canção popular “Parabéns Pra Você”. 
DATA HISTÓRICA - Instituída pelo Congresso Federal, em 2013, a data é uma referência ao primeiro registro de lei no Brasil que consolida as bandas marciais aos regimentos de infantaria de artilharia do Rio de Janeiro, em 27 de março de 1810, ainda sob governo da Família Real portuguesa. Atualmente, a homenagem se dá como agradecimento ao trabalho desenvolvido nas escolas pelas bandas e fanfarras que promovem inclusão social em prol da educação.
Clique abaixo para continuar e ver mais imagens
O QUE É UMA BANDA MARCIAL - Uma banda marcial (em inglês: marching band) é um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente tem um ritmo forte, adequado à marcha.
Além dos desfiles tradicionais, muitas bandas também apresentam field shows(do inglês, "apresentação em campo") em eventos especiais (como jogos de futebol americano) ou em competições de bandas marciais. As bandas marciais são geralmente categorizadas de acordo com a função e o estilo defield show que apresentam. Crescentemente as bandas marciais têm se apresentado em ambientes cobertos, com novos tipos de música e performances, aplicando-se então a não apenas bandas de marcha, mas bandas de show.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS