Mês de Abril poderá ser marcado por frio e chuvas no Sertão do Pajeú


Mês de Abril poderá ser marcado por frio e chuvas no Sertão do Pajeú

Serra da Matinha em Carnaiba-PE - Foto: Cauê Rodrigues
O ano de 2015 foi marcado pela atuação do fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial e que intensifica os extremos climáticos, ou seja, uma região chuvosa fica com mais precipitações e onde costuma fazer calor, as temperaturas ficam extremamente altas.
O El Niño ainda está em atuação e por isso, o ano de 2016 começou com os efeitos do fenômeno climático, sendo este considerado como um dos mais fortes das últimas três décadas, mas as simulações meteorológicas mostram que ele deve perder força a partir do segundo trimestre, entre os meses de abril e junho.
“Com o término do El Niño, o cenário passa a mudar e começamos a caminhar para uma neutralidade, o que já abre as portas para as ondas de frio mais frequentes e mais fortes em algumas áreas do Brasil”, comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Segundo a Somar Meteorologia, o ano passado teve poucas ondas de frio, que só começaram a aparecer no final de março, mas em 2016, elas poderão ser sentidas com 15 dias de antecedência. 

Outono será duplamente marcado pela transição
Com início no dia 20 de março, o outono é caracterizado pela diminuição das chuvas e o aumento do frio, ou seja, a mudança do verão para o inverno. “A estação desta vez será a transição da transição, porque vai ser marcada pelas oscilações sazonais e também por conta do enfraquecimento do El Niño. Em alguns momentos vai esfriar mais e em outros, vai ter episódios extremos de chuva”, adianta Oliveira.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS