MITO OU VERDADE: “ALHO ALIVIA DORES DE DENTE”


MITO OU VERDADE: “ALHO ALIVIA DORES DE DENTE”

A receita da vovó funciona ou é só uma lenda urbana? Veja o que os especialistas dizem.
Se fizéssemos uma lista com as piores dores da face da terra, a dor de dente estaria entre as primeiras, com certeza! Dá até vontade de arrancar tudo, para se tornar um banguela feliz.
No desespero vale as receitas caseiras da tia, da vó ou da amiga da sua mãe. Uma delas, a gente resolveu dar destaque: alho no dente. Pode pesquisar na internet, “alho alivia dor de dente” – vai tá lá! E nem é de hoje que o temperinho dos deuses recebe status de alimento milagreiro.
No papiro de Ebbers, um tratado médico importante lá dos tempos a.C., havia mais de 20 receitas à base de alho indicadas para combater as mais diversas infecções e dores. “Médicos romanos também utilizaram o alho para tratamento de infecções. Mas foi Hipócrates, pai da medicina, o primeiro a demonstrar com detalhes o uso do alho”, confie na informação porque quem esclarece é a cirurgiã dentista, Dra. Elen Saboya.
Mas funciona?
A doutora disse que “a alicia, óleo volátil sulfuroso presente no alho, é ativa contra bactérias gram-negativas, causadoras de infecções urinárias e doenças periodontais (gengivas e tecidos de sustentação dos dentes)”.
Então passar o alho nas gengivas pode mesmo aliviar as dor de dente? “O consumo de alho na forma de temperos, chás, óleos e extratos pode ser muito eficaz na prevenção de doenças orais, mas seu uso tópico sobre lesões não tem comprovação científica”, garantiu Saboya.
As doenças mais comuns relacionadas à cavidade bucal são as bacterianas e inflamatórias. Por isso as pessoas logo trataram de relacionar as propriedades terapêuticas do alho com o alívio dos sintomas dessas doenças.
O que deve ser feito
A Dra. Nathália Moraes, também dentista, ressalta: “O melhor para manter a saúde bucal é ter uma boa higiene da boca, uma alimentação equilibrada e fazer consultas periódicas ao dentista”.
Para dores fortes e inesperadas, o ideal é procurar rapidamente um profissional, porém, “em alguns casos água gelada pode aliviar a dor de dente, mas cuidado, sensibilidade a água pode acentuar a sintomatologia. Podemos citar também bochecho de água morna e sal que ajuda a drenar, acalmar o tecido inflamado e reduzir a dor”, recomenda Moraes.
Então, como não dá para saber qual o motivo da dor agonizante, é melhor evitar esfregar alho no dente ou na gengiva. Procure um dentista. Alho faz bem, mas não faz milagre.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS