"O USO ABUSIVO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS": Esse foi o tema da 1º Formação para os profissionais do serviço público em Iguaracy

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção da Saúde (NPS), realizou na manhã desta segunda-feira (14) a 1º formação para profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, com o tema “O Uso Abusivo do Álcool e Outras Drogas”. O objetivo é formar multiplicadores que venham a disseminar as informações e o conhecimento adquirido, buscando despertar a conscientização da comunidade, especialmente no ambiente escolar.
O evento aconteceu no Cemupi
O Núcleo de Promoção de Saúde (NPS) é um espaço articulação e reflexão sobre a área da promoção da saúde, a partir da realidade local, que trabalha o planejamento e as estratégias para a implantação e qualificação das ações.
Alunos da Rede Municipal participaram do evento.
A Palestra magna foi ministrada pelo 2º Sgt. PM Miguel do 23º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, instituição parceira nas ações educativas de combate as drogas. Diversos subtemas foram abordados, visando educar e orientar os jovens sobre os prejuízos sociais causados pelas drogas lícitas e ilícitas.
O NPS tem a missão de realizar ações educativas com informações relevantes em saúde e meio ambiente, capazes de ampliar o entendimento do jovem sobre saúde, autoestima, capacidade de autocuidado e cuidado com o meio ambiente.
A responsável em Iguaracy é a assistente social Mariana Siqueira (Centro da foto), Coordenadora do NPS/PSE
O termo Promoção de Saúde, inclusive, aponta para a amplitude de ações, não se referenciando somente ao tratamento de doenças. O trabalho do Núcleo é estruturado a partir dos seguintes programas:
O município deverá trabalhar o tema durante seis meses

CUCA SAUDÁVEL
objetiva realizar o levantamento do histórico de saúde dos jovens atendidos e fornecer orientações de saúde, avaliação médica e atestado de saúde para alunos dos esportes.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
busca o desenvolvimento emocional e afetivo dos jovens alunos do Cuca e da comunidade, através de escuta individual ou em grupo e arte terapia.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
proporciona atividades que possibilitem aos jovens identificarem seus desejos e desenvolverem seu projeto de vida.
ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
tem o intuito de promover a saúde do jovem e da comunidade e na educação ambiental/comunitária com atividades de oficinas, grupos de conversar e debates, passeios ecológico e ciclísticos, parcerias com a Rede Municipal de Saúde e Socioambiental.
FEIRA DE SAÚDE
é uma ação de promoção da saúde onde são oferecidos diversos serviços e realizadas ações educativas para os jovem e comunidade.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
tem o objetivo de executar as ações focadas nas diretrizes do relatório final da consultoria ambiental.

Share/Bookmark

0 comentários: