Versão light do Facebook para celular cresce mais rápido que a oficial


Versão light do Facebook para celular cresce mais rápido que a oficial

O Facebook divulgou nesta quarta-feira (9) a informação de que o Facebook Lite --versão mais leve do aplicativo móvel oficial da rede social-- alcançou 100 milhões de pessoas ativas mensalmente, menos de nove meses depois de seu lançamento oficial, em junho de 2015. O número mostra que essa foi a versão do Facebook que cresceu e atingiu essa marca mais rápido.
O Brasil está entre os cinco países que mais usam a versão do aplicativo, ao lado de Índia, Indonésia, Filipinas e México --a empresa não especificou em qual posição exatamente cada uma das nações se encontra.
O motivo para isso provavelmente está no cerne do app. Lançado só para Android, ele pesa cerca de 580 KB (o tamanho varia conforme o dispositivo) e foi projetado para redes 2G e áreas com conexões lentas ou instáveis. Ou seja, sob medida para o Brasil e os demais países do top 5, que além da conexão móvel deficiente, conta com muitos usuários com celulares baratos e com pouco espaço de armazenamento.
O Facebook também anunciou novas funções para o app: suporte para vídeo, upload de múltiplas fotos, ampliar as fotos com um toque e emojis.Mas há desvantagens. A experiência lembra a do aplicativo convencional, mas com menos efeitos e um visual piorado. Visualizar postagens de links de notícias no Facebook fica pior com o Lite. Na maioria das vezes, o corte de imagem representativa mostra apenas trechos esquisitos da foto.
Comparação
Para entender melhor a velocidade do crescimento do Lite, o aplicativo oficial do Facebook surgiu para iPhones em julho de 2008. Depois vieram versões para BlackBerry, Windows Mobile, Symbian S60 e Android --esta última chegou em setembro de 2009. O app oficial atingiu a marca de 100 milhões de usuários por mês em todas as suas plataformas só dois anos depois, em 2010, segundo um post de Matt Hicks, vice-presidente da empresa na época.
Atualmente o app do Facebook em todas as plataformas atinge 1,44 bilhão de usuários por mês; no Brasil, esse contingente é de 89 milhões.
Outros apps que são sensação atualmente também cresceram rápido, mas não tanto quanto o Lite. O Snapchat, por exemplo, surgiu em 2011 e atingiu a marca dos 100 milhões de pessoas ativas em 2014, três anos depois. O WhatsApp nasceu no final de 2009, mas também só chegou a isso três anos depois, em 2012.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS