Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus


Estudo mostra que chimpanzés também podem acreditar em Deus

Aqui vai uma pergunta que pode soar um tanto quanto estranha para você: macacos acreditam em Deus?
Imagine que a resposta fosse afirmativa. O quanto isso mudaria a nossa percepção da cultura humana?
A possibilidade de afirmar que não apenas os seres humanos creem na existência de um ser superior não é pura especulação: vem de uma observação científica de chimpanzés em Guiné, que parecem ter desenvolvido um sistema ritualístico para cultuar um deus.
A descoberta, realizada por um grupo de cientistas da Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, foi seguida de uma pesquisa que chegou a resultados surpreendentes. Os pesquisadores filmaram os primatas com câmeras escondidas e registraram o que vemos no vídeo: um comportamento grupal que não tem um objetivo claro, uma função prática, como acontece em todas as tarefas coletivas dos animais, mas que parece remeter a uma crença simbólica, hipótese reforçada pelo fato de a prática ter se repetido de forma idêntica em outras ocasiões.
Essa descoberta incrível leva a uma pergunta inquietante: será que o sentimento religioso e a consciência de uma entidade superior obedecem a um caminho evolutivo em que os chimpanzés estão andando na mesma direção que nossa espécie? Será que compartilharemos com os macacos, em algum momento, um mesmo Deus?
Ou será que já o compartilhamos atualmente? - http://seuhistory.com

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS