Pernambuco confirma nove mortes por chikungunya neste ano


Pernambuco confirma nove mortes por chikungunya neste ano

Apenas neste ano, Pernambuco registra nove mortes pela chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Desses óbitos, cinco aconteceram no Recife, dois na Região Metropolitana (Jaboatão dos Guararapes e Igarassu) e dois na Zona da Mata (Vitória de Santo Antão e Timbaúba). Os dados correspondem ao período de 3 de janeiro a 2 de abril e integram o boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta terça-feira (5).
Com relação às mortes confirmadas por chikungunya, quatro vítimas compreendem a faixa etária de 60 anos ou mais e outras três possuem entre 40 e 59 anos. Dos dois óbitos restantes, um está na faixa de até 4 anos e o outro de 10 a 19 anos. Outro óbito confirmado no estado devido à arbovirose aconteceu em Caruaru, no Agreste, teve a dengue como causa da morte, e a vítima estava na faixa etária de 40 a 59 anos.
Até o momento, 153 mortes suspeitas pelas arboviroses foram notificadas. Em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 29 de março, são sete óbitos a mais por chikungunya registrados em Pernambuco. "Isso não significa que, em uma semana, ocorreram sete mortes pela doença, e sim que, nesse período, chegaram esse número de resultados positivos para chikungunya. Estamos investigando as ocorrências de óbitos desde janeiro", ressalta Claudenice Pontes, gerente de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, em entrevista ao G1 pelo telefone.
Com relação às notificações de chikungunya, Pernambuco conta com 15.332 casos suspeitos, dos quais 340 foram confirmados e 423 descartados. No boletim anterior divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram 13.947 notificações, com 303 confirmações e 414 descartados. Já no ano passado, o total de notificações de casos suspeitos de chikungunya foi de 2.605, sendo 450 confirmados e 589 descartados.
Neste ano, o estado notificou 50.030 casos de dengue em 183 cidades e no distrito de Fernando de Noronha, com a confirmação de 7.232 deles. Isso representa um aumento de 35,19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 37.008, dos quais 18.788 foram confirmados. O último boletim da secretaria registrou que 45.117 casos da doença estavam sendo investigados e 6.448 pacientes tiveram diagnóstico confirmado da doença.
Também foram notificados, em 136 municípios do estado e em Fernando de Noronha, 7.900 casos suspeitos do vírus da zika. Desses, foram 16 confirmados e 124 descartados. No último boletim da secretaria, foram 7.166 notificações, com mesmo número de confirmações e descartes. No ano passado, foram confirmados 46 casos de zika em 20 municípios (Bom Jardim, Camaragibe, Caruaru, Flores, Goiana, Glória de Goitá, Frei Miguelinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Manari, Olinda, Paudalho, Paulista, Petrolândia, Recife, São José do Egito, Serra Talhada, Surubim e Vertentes).
Do G1 PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS