Pesquisa confirma que zika é causa de microcefalia em bebês

Após meses de intensos estudos, autoridades de saúde norte-americanas afirmaram que o vírus da zika provoca má-formação grave nos bebês. A nova descoberta deve ajudar a aumentar a adesão dos pacientes em relação às precauções contra a doença.
"Não há mais qualquer dúvida de que o zika provoca microcefalia" disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Tom Frieden.
Os especialistas de saúde já não se mostraram cautelosos de fazer uma afirmação categórica sobre um vínculo entre essa enfermidade e a microcefalia, diante de um aumento nesses casos de má-formação durante um surto da doença no Brasil.
O mosquito Aedes Aegypti é um dos principais agentes que disseminam o vírus. Até então, não se sabia que um vírus transmitido por insetos poderia causar má-formação em bebês.
O CDC e outras agências de saúde estão há meses buscando a correlação entre o vírus e a microcefalia em bebês. Desde então, vem alertando as mulheres grávidas a usar repelentes de mosquitos e evitar viajar para regiões atingidas pelo zika.
O CDC anunciou sua conclusão em um relatório publicado online pelo New England Journal of Medicine.
A Organização Mundial de Saúde fez declarações semelhantes recentemente

Share/Bookmark

0 comentários: