Achado inestimável: túmulo de Aristóteles teria sido encontrado

O túmulo de Aristóteles, um dos fundadores da filosofia ocidental, teria sido encontrado por arqueólogos na Grécia.
Eles acreditam ter achado o túmulo do aluno de Platão em escavações realizadas há mais de 20 anos na cidade de Estagira, cidade natal do filósofo.
O diretor das escavações, Konstandinos Sismanidis, espera por mais provas para dar certeza sobre o achado, apesar dos fortes indícios, de acordo com ele. A descoberta foi apresentada na última semana, no congresso internacional Aristóteles - 2.400 anos, na Universidade de Salônica.
"Não temos provas, mas indícios muito fortes de que beiram a certeza", disse Sismanidis à imprensa local.
Fortes pistas
Entre as fortes pistas, estão dois manuscritos que apontariam o paradeiro da urna com as cinzas de Aristóteles.
O suposto túmulo do filósofo chamou a atenção pelo cenário em que foi encontrado. Os destroços do mausoléu eram muito diferentes daqueles achados em meio a uma fortificação do período bizantino na área das escavações. Descobertas no interior das ruínas da construção indicam seu erguimento no início do período helenístico. No piso, foi encontrado um retângulo, que corresponde a um altar. Tudo isso aumentou a suspeita de que ali teria existido um mausoléu.
Documentos antigos
Por fim, a suspeita de que o local teria sido dedicado a Aristóteles ocorreu por causa de dois documentos antigos. Um deles é uma tradução em árabe do século XI d.C. e o outro é um manuscrito da Biblioteca Nazionale Marciana, de Veneza.
Os dois documentos dizem que quando Aristóteles morreu, em 322 a.C., em Calcis, os moradores de Estagira levaram as cinzas do filósofo para uma urna e a colocam em um mausoléu. Ao lado foi erguido um altar.- See more at: http://seuhistory.com/noticias/achado-inestimavel-tumulo-de-aristoteles-teria-sido-encontrado#sthash.HjEclC67.dpuf

Share/Bookmark

0 comentários: