NA LUTA CONTRA O TABACO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZOU PALESTRA COM ESPECIALISTAS NA PRAÇA ANTÔNIO RABELO

É no dia 31 de maio que ocorre a celebração do Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evidenciar os males causados pelo consumo de tabago. Em Iguaracy, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou o início das ações e realizou na noite desta segunda-feira (30) uma palestra com a Dra. Milagros Sotelo, no sentido de reforçar sobre os danos à saúde provocados pelo hábito de fumar.
O cigarro aumenta o risco de aparecimento, e morte, por doenças cardiovasculares, bronquite crônica e enfisema pulmonar, câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
Na palestra a médica falou sobre as consequências do TABAGISMO, os riscos e os benefícios para quem deixa de fumar. Quando a pessoa deixa de fumar, em 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor; após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora; após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade e após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.
Jovens do Clube de Desbravadores da cidade marcaram presença. O clube é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entidade que também atua no combate ao tabagismo.
Elane Cristina e Edvânia Barros são ex-fumantes e foram convidadas a participar do evento. Elas tiveram espaço para contar seu testemunho pessoal, e com este exemplo de superação, atrair mais pessoas que também almejam deixar o vício.

Share/Bookmark

0 comentários: