TOP 6 benefícios de dormir virado para o lado esquerdo, segundo a Ciência

Todos sabemos que a duração do sono é fundamental para o bem-estar físico e mental, mas estudos revelam que a posição do sono pode ser um outro fator importante na busca por uma boa saúde.
Especificamente, um pequeno corpo de pesquisas sugere que, para muitas pessoas, dormir sobre o lado esquerdo pode ser o segredo para melhorar o sono e a saúde. A teoria decorre de Ayurveda, uma abordagem holística da saúde e da medicina que se originou na Índia. Bases científicas garantem que isso possa ser bom para a digestão, posição das costas, e até mesmo para o coração, devido às posições dos diferentes órgãos.
Conheça agora seis potenciais benefícios que podem acontecer apenas por dormir virado para o lado esquerdo.
Sistema linfático
De acordo com a medicina ayurvédica, dormir virado para o lado esquerdo permite que seu corpo melhore a filtração do fluido linfático e de resíduos através dos gânglios linfáticos. Isso acontece porque o lado esquerdo do nosso corpo é o lado linfático dominante. Uma pesquisa descobriu que dormir sobre o lado esquerdo também pode ajudar os resíduos do processo do corpo para o cérebro. Em contraste, dormir virado para o lado direito pode diminuir a eficiência do sistema linfático.
Digestão
A digestão pode ser melhorada ao dormir virado do lado esquerdo por uma questão de gravidade, pois permite que os resíduos de alimentos passem mais facilmente do intestino grosso para o cólon. Isso significa uma maior propensão a ter um movimento intestinal ao acordar. Dormir sobre o lado esquerdo também permite que o estômago e o pâncreas fiquem naturalmente pendentes, aprimorando o desenvolvimento de enzimas pancreáticas e outros processos digestivos.
Coração
Há muitos anos, os médicos recomendam que as mulheres grávidas durmam viradas para a esquerda, a fim de melhorar a circulação para o coração. Mesmo que você não esteja grávida – ou seja um homem – dormir sobre o lado esquerdo pode ajudar a evitar algum tipo de pressão no coração, já que a gravidade pode facilitar não apenas a drenagem linfática como também a circulação aórtica longe do coração.
Gestação segura
Dormir sobre o lado esquerdo não só melhora a circulação das mulheres grávidas, como também pode ajudar a aliviar a pressão do peso nas costas, evitar que o útero aperte o fígado e aumentar do fluxo de sangue para útero, rins e feto.
Azia
Um estudo publicado no The Journal of Clinical Gastroenterology descobriu que dormir para o lado esquerdo pode ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido no estômago, pois ele está do lado esquerdo do corpo. Porém, deitar virado para o lado direito pode agravar estes sintomas. Os efeitos são bastante imediatos, portanto, da próxima vez que tiver azia após uma refeição, tente deitar-se por 10 minutos virado para o lado esquerdo.
Dores nas costas
Pessoas que sofrem de dor nas costas crônica podem se beneficiar ao deitar-se sempre viradas à esquerda. Uma vez que dormir de lado pode aliviar a pressão sobre a coluna vertebral. O benefício também ocorre ao deitar-se para a direita, mas é melhor não esquecer as recomendações já citadas. Sentindo-se mais confortável, as chances de conseguir uma boa noite de sono também aumentam.
[ LifeHack ] [ Foto: Reprodução /

Share/Bookmark

0 comentários: