Veja como foi a Sessão da última terça da Câmara de Vereadores de Iguaracy


Veja como foi a Sessão da última terça da Câmara de Vereadores de Iguaracy

Foi realizada na manhã da última terça-feira (10), a 13º Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2016 da Câmara de Vereadores de Iguaracy e contou com as presenças dos vereadores Odete Soares Pereira (Presidente), Amaury de Oliveira Torres (1º Secretário), José Jorge da Silva (2º Secretário), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira e Francisco de Sales Galindo Filho.
No início a presidente abriu a reunião, registrou presenças e autorizou o 1º secretário fazer a leitura da ata da sessão anterior e material do expediente. Em seguida, passou a palavra aos vereadores que aproveitaram o espaço para fazer requerimentos verbais.
Pelo vereador Fábio Torres, requerimento destinado ao executivo, solicitando a construção de rede de saneamento básico no Loteamento Novo Lar. (Aprovado)
Pelos vereadores Manoel Olímpio e Amaury Torres, requerimento destinado ao presidente da COMPESA, Roberto Cavalcanti Tavares, solicitando abertura de escritório da companhia no distrito de Jabitacá. (Aprovado)
Pelo vereador Francisco de Sales, requerimento destinado ao executivo, solicitando a limpeza da barragem da INARC, em parceria com a COMPESA, no distrito de Jabitacá. (Aprovado)
Dando sequencia a reunião, a presidente abriu o Grande Expediente com a palavra facultada aos inscritos. Todos os vereadores fizeram uso da fala e puderam fazer suas reivindicações. Em seguida foi aberta a fala as autoridades convidadas para responder questionamentos e prestar esclarecimentos a Casa e aos populares. Na pauta, discussão a cerca do abastecimento humano do Município, segurança pública, situação dos loteamentos, dentre outros assuntos de interesse público.
Atendendo o convite da Casa, compareceu a reunião o prefeito do Município, Francisco Dessoles Monteiro, o Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Fábio Cézar de Souza Lins, e o Chefe do Setor de Distribuição da COMPESA, Washington Jordão.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Poder Executivo respondeu questionamentos dos vereadores e pontuou sobre os principais temas abordados na reunião. Inicialmente ele esclareceu sobre a responsabilidade dos loteamentos, mediante a estrutura dos empreendimentos.
Sobre a parceria entre a prefeitura e a Compesa, no sentido de fazer limpeza nas barragens e outros setores, o prefeito reafirmou a disponibilidade do Governo em contribuir com a empresa. Ele também esclareceu interrogações e sugeriu formas para que a companhia melhore o atendimento a população.

No quesito segurança, o prefeito disse estar preocupado com as ocorrências que tem sido registradas no município, pediu policiamento para jabitacá, falou do déficit na segurança, apelou por mais ações da polícia e reafirmou o apoio do Governo Municipal a corporação.

No uso da palavra o Te. Cel. Fábio Cézar de Souza Lins sintetizou sobre a atual condição do 23º batalhão e respondeu questionamentos do prefeito e dos vereadores. Ele se mostrou sensível à segurança pública de Iguaracy e Jabitacá, mas disse que o efetivo disponível no momento, que já conta com menos de 300 policiais, impossibilita a reinstalação do destacamento de Jabitacá ou o aumento do número de policiais na cidade de Iguaracy.
Ainda com referência a Jabitacá, o comandante disse que poderá destinar viaturas para fazer incursões no distrito em horários propícios aos crimes contra a vida e assaltos.

O representante da Compesa, Washington Jordão, respondeu todas as interrogações, esclareceu sobre o faturamento das residências e falou do trabalho operacional da companhia mediante a crise hídrica na região. De acordo com Jordão, a situação é de emergência e complexa, e a empresa tem sofrido problemas periódicos na adutora do Pajeú, mas que tem investido em melhorias para acelerar a chegada da água na sede e no distrito de Jabitacá.
Washington Jordão
Washington também falou da parceria com o Governo Municipal em diversas ações, dentre elas a melhoria das redes em setores da cidade onde o abastecimento tem falhado. Sobre a possibilidade de implantar um escritório de atendimento em Jabitacá, ele disse que a companhia não tem condições no dado momento de disponibilizar um funcionário para fazer o atendimento presencial.

Ao final a Presidente da Casa agradeceu a presença de todos e encerrou os trabalhos. Para acesso aos detalhes e a fala de cada vereador, abaixo você pode ouvir a gravação na íntegra.
A próxima sessão será realizada no dia 17 de Abril, terça-feira, a partir das 9h. Toda a comunidade está convidada a participar. Curta e acompanhe nossa página no Facebook:https://www.facebook.com/camaramunicipaldevereadoresdeiguaracy/?fref=ts
Mais informações sobre o Legislativo podem ser encontradas no portal eletrônico da Casa no endereço:http://camaraiguaracy.pe.gov.br/ (Assessoria de Comunicação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS