ACREDITE, CACAU EM PÓ É A NOVA “DROGA” DO MOMENTO NAS BALADAS DA EUROPA


ACREDITE, CACAU EM PÓ É A NOVA “DROGA” DO MOMENTO NAS BALADAS DA EUROPA

Cheirá-lo causaria uma forte onda de euforia. Mas os médicos não aprovam.
Acredite, a última moda das baladas na Europa é cheirar cacau em pó!
Em diversas casas noturnas estão servindo cacau em pó para os clientes cheirarem. O mais interessante é que em algumas boates não tem álcool, ou drogas, apenas o cacau é servido como “combustível” pra night.
O pó normalmente é ingerido puro, ou com algumas misturas, como, por exemplo, de gengibre, para ficar um pouco mais forte. Além da versão para cheirar da mesma forma que a cocaína, algumas baladas oferecem opções em pílulas e bebidas.
A balada Lucid, em Berlim, é uma das responsáveis por popularizar a prática, como uma forma “legal” de deixar acordados aqueles que gostam de dançar freneticamente durante festas raves.
Cacau dá mesmo alguma brisa?
Os efeitos de cheirar o pó do cacau ainda estão sendo estudados, mas há quem diga que o uso causa uma onda de euforia, ainda mais quando misturado com música.
Um estudo da Universidade de Kingston, de Londres, realizou teste com ciclistas, e descobriu que ao ingerir chocolate eles aumentaram suas performances, ficando relativamente mais rápidos.
O responsável por este efeito é a epicatequina, elemento abundante no chocolate preto, que oferece ao corpo um impulso de energia dilatando os vasos sanguíneos. Ou seja, realmente pode existir algo por trás da “carreirinha de chocolate”.
Apesar de não ser realmente considerado uma droga, um estudo publicado no site Plos One afirma que o chocolate é um daqueles alimentos difíceis de deixar de consumir, ou seja, cientificamente o alimento recebeu o carimbo de viciante.
Ashley Gearhardt, da Universidade de Michigan, supõe que esse vício possa ser causado por uma região no cérebro, a mesma que é parte importante para o vício em drogas pesadas.
Há consequências para a saúde?

O Dr. Jordan Josephson, do Hospital Lenox Hill, de Nova York, revelou em entrevista ao LiveScience que cheirar cacau não é uma prática segura, pois o nariz pode reconhecê-lo como uma substância tóxica.
O médico afirma que colocar qualquer substância estranha em seu corpo, como outros tipos de pó e fumaça, é prejudicial a saúde e não é indicado. Segundo o especialista, fazer isso pode danificar os importantes pelos microscópicos do nariz.
Fazendo dinheiro com o pó de cacau!
O sucesso está sendo tão grande que o chocolatier Dominique Persoone até criou um dispositivo para que os usuários da “droga” possam cheirá-la com mais facilidade.
A ideia surgiu em 2007, quando ele criou o acessório para uma festa da bandaRolling Stones, inspirado nos inaladores de rapé que seu avô costumava cheirar.
“Você o carrega como uma arma, colocando um pouco de mistura de chocolate no acessório. Então, você empurra, e pfff! O chocolate chega ao seu nariz”, afirmou Persoone.
O chocolatier já conseguiu vender mais de 25 mil kits do acessório e chocolate, desde que concebeu a ideia. O kit com o inalador e dois potinhos de cacau em pó, um com gengibre e outro com framboesa é vendido pelo valor de €45, cerca de R$180.
Há um vídeo, postado pelo canal On Demand News, onde o próprio chocolatier mostra o funcionamento da invenção. Confira (em inglês):

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS