ESPECIAL DE DOMINGO PARA VOCÊ: Olha isso! Ela abandonou sua casa em 1939 e quando abrimos a porta... ficamos chocados!


ESPECIAL DE DOMINGO PARA VOCÊ: Olha isso! Ela abandonou sua casa em 1939 e quando abrimos a porta... ficamos chocados!

Em 1939, um apartamento de Paris foi trancado e abandonado. Muitos anos mais tarde, a porta foi aberta e o que havia lá dentro deixou todos os presentes boquiabertos de surpresa. Uma única olhada e já foi o suficiente para perceber que este não se tratava de um apartamento comum, como todos os outros.
Ele permaneceu vazio por muitos anos e só depois de mais de meio século que foi relembrado. Abandonar sua casa deve ter partido o coração da Madame de Florian aos 23 anos.
Era o início da Segunda Guerra Mundial e o mais provável é que ela tenha recebido a notícia por alguém próximo de que os alemães estavam indo em direção a Paris.
Para sobreviver, ela pegou apressada os bens mais essenciais e tomou rumo para a zona livre da França, que se encontrava mais ao sul e se estendia desde as proximidades de Vichy à Marselha e à fronteira com a Espanha.
E essa senhora, apesar de nunca mais ter visto seu apartamento,permaneceu pagando seu aluguel por toda a vida. Ela morreu com a idade de 91 anos em 2001. Foi apenas após a morte de Madame de Florian que as primeiras pessoas se interessaram pela casa. Eles contrataram o leiloeiro Olivier Choin-Janvry para inventariar os móveis. Considerando todos os anos que se passaram desde a última vez que alguém viveu de fato lá, Olivier e sua equipe sofreram um leve choque cognitivo quando a
última fechadura se abriu permitindo ver além da porta o que estava oculto durante décadas.
Ao se entrar no local parecia estar-se entrando em uma era diferente e que ali o tempo havia parado. O cheiro de poeira estava suspenso no ar e teias de aranha dominavam a paisagem. As prateleiras continham tesouros do início do século XX. A cozinha ainda estava equipada com talheres, copos e outros utensílios essenciais para aquela época. As obras de arte tinham sido retiradas das paredes, como se a proprietária estivesse se preparando para transportá-las, mas não lhe sobrou tempo ao final.
Esta penteadeira cuidadosamente trabalhada ainda continha as escovas de cabelo, os utensílios de maquiagem e as garrafas com perfume, como se todo esse tempo esperavam o retorno de sua elegante dona.
Em um canto foram encontrados enormes bonecos do Mickey Mouse e Gaguinho. Eles eram um reflexo da época e devo dizer que o Sr. Walt Disney ficaria feliz em vê-los.
Mas a descoberta mais intrigante e surpreendente foi a pintura de uma mulher de excepcional beleza com vestido para noite de cor rosa. Investigações posteriores revelaram que a personagem era a ex-proprietária do apartamento, Marthe de Florian, a avó de Madame de Florian. O artista era desconhecido por um longo tempo, mas finalmente foi lhe dada a autoria para o pintor italiano da época - Giovanni Boldini.
Marthe de Florian era uma atriz bem conhecida em Paris. Ela viveu uma vida das mais luxuosas, como representante da "alta sociedade" no final do século XIX. Ela era conhecida por uma série de romances. No apartamento, foram encontradas muitas cartas de amor de seus amantes, cuidadosamente amarradas com fitas de diferentes cores.
Elas são a prova de que ela possuía muitos pretendentes, incluindo vários primeiros ministros e presidentes da França.
Marthe, além de ser a musa da pintura de Giovanni, possuía uma carta de amor que revelava ser ela também o amor de seu coração. A obra provocante foi pintada em 1888, quando Marthe tinha 24 anos. Depois de ter sido descoberto em 2010, foi leiloado por 3,4 milhões de dólares - o quadro mais caro de todas as obras de Giovanni. E com o preço de todos os tesouros da casa seria possível comprar muito mais que aquele apartamento.
A desordem do apartamento era compreensível - especialmente dadas as circunstâncias da Segunda Guerra Mundial, e consequência da urgência da Madame de Florian de abandonar a casa e buscar refúgio.
De qualquer forma a pergunta que continua sem resposta é: por que Madame de Florian decidiu nunca mais voltar? E assim sendo, por que continuaria pagando metodicamente o aluguel durante os 70 anos seguintes?
Fonte: Imgur / Youtube

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS