INFORMAÇÕES DA 18ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUARACY


INFORMAÇÕES DA 18ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUARACY

Na décima oitava Sessão Ordinária do Poder Legislativo Iguaraciense, os vereadores se reuniram para mais um encontro semanal na Casa Sebastião Rafael Rodrigues. Compareceu a reunião a presidente Odete Soares Pereira, o 1º Secretário Amaury de Oliveira Torres, o 2º Secretário José Jorge da Silva (Jorge Soldado), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira e Francisco de Sales Galindo Filho. A sessão aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 14 de junho de 2016.

Inicialmente a presidente abriu a reunião com o registro das presenças, alguns agradecimentos pessoais e, como de costume, a leitura de versículos da Bíblia. Em seguida passou a palavra ao 1º Secretário Amaury Torres, que fez a leitura do material do expediente.

ORDEM DO DIA

*Projeto de Lei Nº 002/2016, de autoria do vereador Manoel Olímpio de Siqueira, que dispõe de instituir o Dia Municipal do Vaqueiro e dá outras providências; (EM APRECIAÇÃO)
Esse projeto propõe instituir o Dia Municipal do Vaqueiro no Município de Iguaracy, a ser comemorado no dia 01 de Maio, anualmente. E tem como coautores a vereadora presidente Odete Sores, Leonardo Magalhães, Amaury Torres e José Jorge (Jorge Soldado). As Comissões de Finanças e Orçamento, e de Justiça e Redação Final, emitiram parecer favorável ao projeto.

O Vereador Fábio Torres apresentou sugestão através de emenda, para que fosse anexado ao projeto o Dia do Agricultor, de forma a homenagear também os trabalhadores rurais na mesma data.

Alguns vereadores se manifestaram sobre a proposta de emenda. “Eu acho que a emenda descaracteriza o Dia do Vaqueiro. Acho que o projeto esta incluindo o trabalhador rural também porque está reconhecendo o vaqueiro”, disse Manoel Olímpio.

Amaury Torres também sugeriu a criação de um novo projeto para homenagear o agricultor que, segundo ele, já possui data específica a ser comemorada. Já o Vereador José Jorge (Jorge Soldado) sugeriu que o Vereador Manoel retirasse o projeto e elaborasse um novo agregando os agricultores à mesma homenagem proposta para os vaqueiros.

Diante da reação dos colegas, Fábio justificou sua posição. “Não entendo como uma coisa estranha o dia do vaqueiro e do agricultor serem comemorados na mesma data. Hoje em dia o vaqueiro é uma outra profissão, é diferente de agricultor, apesar dele poder exercer as duas profissões. Então eu entendo dessa forma, que seriam duas comemorações em um dia só, vaqueiro e agricultor, apesar de reconhecer que praticamente em todos os momentos eles estão desempenhando as mesmas funções”, colocou.

No término do debate, os vereadores acordaram em discutir as sugestões ao longo dos próximos dias. O projeto poderá ser votado na próxima sessão, ou poderá sofrer alterações antes de ser submetido à nova avaliação da Casa.


USO DA TRIBUNAJosé Torres – Cobrou melhorias na iluminação pública dos setores que abrangem trecho da Rodovia PE-292 e ruas próximas, e a Rua Antônio Santana.
Fábio Torres – Cobrou iluminação pública para os setores que apresentam problemas; solicitou da presidência divulgação da problemática de iluminação por meio da Imprensa e cobrança de medidas junto aos órgãos competentes; e solicitou da mesa diretora agendamento de data para entrega de títulos de cidadão.
Manoel Olímpio – Falou sobre a necessidade de resolver as questões de iluminação pública nos setores necessitados, visando à segurança desses locais; discursou sobre o projeto que visa instituir o dia do vaqueiro, quanto à possibilidade de alteração ou melhoramento do mesmo; apresentou preocupação com a possibilidade de fechamento da agência da Receita Federal, sediada em Afogados da Ingazeira, e convidou os colegas a apoiarem os movimentos pela permanência da Receita Federal na região; e informou sobre a instalação de poço artesiano, feita pela Secretaria de Agricultura no sítio Xique-Xique, para beneficiar a população local.
Francisco de Sales – Cobrou transporte escolar para atender estudantes dos sítios Ramada da Quixabeira e Caldeirões. Segundo informou o vereador, se faz necessário mediante o longo percurso até a unidade de ensino.
Amaury Torres – Parabenizou a comunidades dos Quilombolas pela realização de sua 6ª festa, e a recepção dada aos visitantes na ocasião; e agradeceu o convite parabenizou o corpo docente da Escola Municipal José Alves Torres, que realizará programação de festa junina no próximo dia 18 de junho, sábado, no sítio Saco dos Bois.
Odete Soares – Seguindo normalmente o protocolo, a vereadora presidente mediou todas as discussões no plenário. Durante algumas de suas intervenções, a presidente demonstrou apoio e falou sobre o movimento contra a reforma da previdência social que será realizado nesta quinta (16) em Afogados da Ingazeira; e respondeu as solicitações, se prontificando a buscar soluções para todas as questões apresentadas na ocasião.
PARTICIPE DAS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE IGUARACY. TODAS AS TERÇAS-FEIRAS ÀS 09 HORAS NO PLENÁRIO DA CASA. A PRÓXIMA SESSÃO SERÁ REALIZADA NO DIA 28 DE JUNHO. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LEGISLATIVO ACESSE O PORTAL OFICIAL OU A PÁGINA NO FACEBOOK . FIQUE BEM INFORMADO SOBRE OS ASSUNTOS, PROJETOS, INDICAÇÕES, QUE SÃO DEBATIDOS E VOTADOS. (Assessoria de Comunicação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS