Por que às vezes damos um ‘pulo’ violento quando estamos quase dormindo?


Por que às vezes damos um ‘pulo’ violento quando estamos quase dormindo?

Sabe aquela sensação incômoda de quando estamos quase caindo no sono e de repente nosso corpo dá uma espécie de pulo, como se estivesse caindo? Se você já passou algumas vezes por essa situação, saiba que é algo completamente normal, e até já foi bastante estudado pelos cientistas.
Trata-se de um fenômeno chamado espasmo hipnagógico – hipnagógico é o período de transição entre o sono e a vigília – e gera um movimento muscular involuntário.
Esses espasmos musculares podem ser causados por estímulos como sons e luzes. Em casos raros, algumas pessoas relatam alucinações, longas sensações de queda, luzes fortes e barulhos vindos de dentro da cabeça durante esses espasmos.
Estima-se que cerca de 60 a 70% das pessoas tenham espasmos hipnagógicos regularmente. Vale frisar que muitas pessoas podem experimentar o fenômeno sem saber, pois eles são facilmente esquecidos, ainda mais quando não acordam a pessoa.
Pesquisadores sugerem que alguns fatores podem ser propícios para o fenômeno acontecer, como o stress, ansiedade, cansaço, cafeína, privação do sono, entre outros, mas mais estudos ainda precisam ser feitos para reforçar essa hipótese. Há, no entanto, outras teorias.
Uma delas diz que os espasmos fazem parte da transição do corpo da fase de alerta para a do adormecer, acontecendo quando os nervos apresentam uma “falha de ignição” durante o processo.
Outra hipótese possui uma abordagem mais evolutiva, sugerindo que ele é um antigo reflexo primata para o relaxamento dos músculos durante o início do sono. Segundo alguns pesquisadores, o cérebro interpretava o relaxamento como um sinal de que o primata estava dormindo e caindo de uma árvore, fazendo com que os músculos reagissem rapidamente para acordar o animal.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS