Trabalhadores rurais de Iguaracy participaram da mobilização contra a reforma previdenciária


Trabalhadores rurais de Iguaracy participaram da mobilização contra a reforma previdenciária

Trabalhadores rurais e representantes de associações do Município de Iguaracy participaram na manhã desta quinta-feira (16) do ato público contra a reforma da previdência e contra o governo Temer em Afogados da Ingazeira.
Os atos que aconteceram em todo o estado foram organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (Fetape), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs).
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguaracy aderiu ao ato e mobilizou mais de 100 iguaracienses a participarem. Dentre eles, a diretoria do STR, nas pessoas de Aldineide, Itinho, Zé Prudêncio, Valdo, Daguia e Raniery. Juntaram-se ao grupo o coordenador da Cooperativa de Iguaracy, Inácio Moura, e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Odete Soares.
Durante algumas horas o prédio da previdência foi ocupado pacificamente
De acordo com Daguia Rocha, teve participação das associações do distrito de Jabitacá, Logradouro, Varzinha dos Quilombolas, Lagoa Nova, Queimadas, Catingueira, Sítio Junco, Pé de Serra, Cedro, Ramada da Quixabeira e Caldeirões.
Com faixas dizendo “SENHOR PRESIDENTE E DEPUTADOS FEDERAIS, OLHEM PARA POBREZA”, os agricultores justificavam as reivindicações e questionavam “POR QUE ESSA REFORMA NA PREVIDÊNCIA SOCIAL”.
Lideranças importantes da região discursaram. Palavras de ordem pedindo a volta do governo Dilma foram bastante usadas.
O movimento é contrário às novas regras propostas para previdência social, dentre elas a soma da idade e do tempo de contribuição, que deve atingir 85 para as mulheres e 95 para os homens. Para eles, a mudança só trará prejuízo ao pequeno agricultor. São mudanças nas regras de acesso ao regime da previdência social, que pode afetar diretamente os agricultores familiares, e o não acumulo da pensão com a aposentadoria, que é considerado um retrocesso.
PARTICIPOU
A Vereadora Presidente da Câmara de Iguaracy, Odete Soares (PRB), esteve presente no ato. A conhecida vereadora “Odete Baião” é lembrada pela sua constante participação em movimentos sociais, especialmente quando relacionados ao pequeno agricultor e a classe mais pobre.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS