NY ganha parque elevado em local de atentado

O Liberty Park é um contraponto à tristeza do 11 de setembro
O novo parque fica no local onde existia um prédio destruído pelo atentado terroristaAndrew Kelly/Reuters
Sete metros acima do nível da rua, está o novo parque elevado da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Inaugurado esta semana, o Liberty Park tem uma arquitetura moderna, no estilo do High Line, e é uma rara área verde no coração financeiro da metrópole.
Uma das joias do parque é um jardim vertical com mais de 800 espécies de plantas. Trata-se de mais um passo para recuperar a área atingida pelos ataques de 11 de setembro.
O novo parque fica no local onde existia um prédio destruído pelo atentado terrorista. Custou US$ 50 milhões, cerca de R$ 160 milhões, e oferece uma nova vista do memorial que homenageia as vitimas do ataque.
O Liberty Park atrai muitos turistas, mas é também um local frequentado por quem trabalha por lá há muito tempo. Gente como Zayr Joffrey, que viu de perto a destruição das torres gêmeas.
Para ele, o verde do parque traz harmonia e tranquilidade para uma região para sempre marcada pela dor. “É como um contraponto à tristeza do que aconteceu no World Trade Center”, diz.
Quase 15 anos depois do ataque, a área das antigas torres gêmeas vai ganhando finalmente um contorno definitivo, com destaque para o novo One Wolrd Trade Center, o prédio mais alto de Nova York, de onde é possível ter uma das mais belas vistas da cidade.

Share/Bookmark

0 comentários: