Câmara de vereadores realizou 22ª sessão ordinária nesta terça (09)


Câmara de vereadores realizou 22ª sessão ordinária nesta terça (09)

Na manhã desta terça-feira, dia 09, a Câmara de Vereadores de Iguaracy realizou a 22ª sessão ordinária do ano. Excepcionalmente, a reunião teve início uma hora mais cedo, e contou com a presença da presidente Odete Soares Pereira, e dos vereadores Amaury de Oliveira Torres – 1º Secretário, José Jorge da Silva - 2º Secretário (Jorge Soldado), Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí), Simão Rafael de Vasconcelos, José Torres Lopes Filho (Zeinha), Fábio Alves Torres, Manoel Olímpio de Siqueira e Francisco de Sales Galindo Filho.
ORDEM DO DIA
Na ordem do dia esteve o Projeto de Lei Nº 004/2016, de autoria do executivo municipal, que dispõe sobre a criação do conselho municipal em defesa do meio ambiente e dá outras providências. (Em apreciação)
De acordo com a mensagem enviada a Casa, o objetivo será a realização de um trabalho de acompanhamento, fiscalização, orientação das ações dentro da área municipal para manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do essencial e a qualidade de vida, impondo-se a coletividade o dever de defendê-lo, preserva-lo e recupera-lo para as presentes e futuras gerações.

Requerimento Nº 036/2016, de autoria do Vereador Leonardo Lopes Magalhães, que dispõe do pedido de um ramal da Adutora do São Francisco para beneficiar o distrito de Irajaí. O pedido é destinado ao diretor regional do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). (Aprovado)
Na justificativa, o vereador explicou a necessidade de atendimento da solicitação, em virtude das secas que assolam a região, onde comunidades que não possuem abastecimento da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) como o distrito de Irajaí, e que dependem somente de poços artesianos, sofrem com a precariedade do abastecimento.
De acordo com o vereador, a obra é de baixo custo, e o ramal a ser implantado deverá ter apenas 500 metros, para ligar a tubulação da adutora à comunidade. Atualmente o distrito possui cerca de 600 habitantes, informou o vereador.
USO DA TRIBUNA



No uso da fala o Vereador Leonardo Lopes Magalhães (Neguinho de Irajaí) agradeceu a aprovação de seu requerimento e reforçou sua solicitação. “Se realmente for atendido, vai trazer muito benefício aquele distrito. Apesar de que tem água encanada lá, mas não é uma água de qualidade, e a água que vem dessa adutora não precisa nem de certo tratamento. Porque a que a gente usa lá tem que passar pelo dessalinizador e muitas vezes dá problema e nós ficamos sem água de qualidade para beber”, disse. O vereador também sugeriu acrescentar o nome dos demais parlamentares da Casa ao documento, no sentido de reforçar o pedido.


O Vereador Fábio Torres inicialmente cumprimentou a todos e solicitou cópia da Lei Complementar 001/2007, que é o código de obras do município. Em seguida solicitou a mesa que fosse providenciada a confecção e entrega de títulos de cidadão iguaraciense aprovados nos últimos anos.
O vereador disse entender que o momento para a realização de uma solenidade é complicado, devido a condição financeira da Câmara, e sugeriu a entrega dos títulos nas residências dos homenageados.
Ele reforçou a sugestão, ressaltando que a maneira pode evitar alguma interpretação errada, quanto a entrega neste momento.


Durante suas intervenções ao longo da reunião e no uso da tribuna, a Vereadora Presidente Odete Soares Pereira (Odete Baião) reforçou o oficio do Ministério Público enviado a Casa, convidando os vereadores a participarem de uma Audiência Pública na cidade de Itapetim. Ela explicou que o objetivo da reunião é discutir a paralisação das obras da adutora do Pajeú, no último mês de Julho. A vereadora recomendou aos colegas se fazerem presentes na ocasião para dar apoio à causa.
A presidente parabenizou o vereador Leonardo Magalhães pela iniciativa de sua solicitação, o requerimento Nº 036/2016. Ela externou satisfação pela chegada da adutora do São Francisco e relatou sobre sua viagem a Brasília, onde teve a oportunidade de protocolar pedido de melhoria da distribuição dos recursos hídricos no município.
Respondendo a solicitação do vereador Fábio Torres, a vereadora assegurou que se vai reunir com a mesa e organizar a confecção e entrega de títulos de cidadão. Ainda no uso da fala, Odete defendeu o trabalho da Câmara, através do esforço de cada vereador. Após a fala dos oradores inscritos, a presidente deu por encerrada a 22º sessão ordinária.

PARTICIPE DAS SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE IGUARACY. TODAS AS TERÇAS-FEIRAS ÀS 09 HORAS NO PLENÁRIO DA CASA. A PRÓXIMA SESSÃO SERÁ REALIZADA DIA 16 DE AGOSTO. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LEGISLATIVO ACESSE O PORTAL OFICIAL OU A PÁGINA NO FACEBOOK , E FIQUE BEM INFORMADO SOBRE OS ASSUNTOS, PROJETOS, INDICAÇÕES, QUE SÃO DEBATIDOS E VOTADOS. (Assessoria de Comunicação)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS