Iguaraciense Francisco Alves vai à Brasília representar os adolescentes do Semiárido

O jovem iguaraciense Francisco Alves Quirino, 15 anos, poeta e ex-deputado mirim, foi convidado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para fazer parte do Conselho Consultivo do U-Report Brasil. U-Report é um programa de participação de adolescentes e jovens que usa Rapid Pro, uma ferramenta de mensagens desenvolvida pelo UNICEF. U-Report funciona através de SMS, Facebook e do Twitter. Em ambos os casos, as/os participantes (adolescentes e jovens de 15 a 25 anos) se engajam voluntariamente, provocando fluxos de perguntas e respostas sobre temas de interesse. O programa foi implementado em 15 países, e tem como objetivo dar voz as crianças, adolescentes e jovens sobre políticas públicas e programas que os afetam.

Nesta segunda-feira (08), Francisco embarca para Brasília, onde acontecerá um encontro com outros jovens, representantes de redes do país inteiro. Francisco representa os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAS) de todo o semiárido, espaços criados para dar voz aos adolescentes e integra-los à construção de políticas públicas com o objetivo de conquistar o “Selo UNICEF - Município aprovado”.
Em março passado, o jovem foi convidado também pelo UNICEF, para participar do Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio, onde também representou os jovens do Semiárido e defendeu propostas para um ensino médio inclusivo, democrático e participativo.
Share/Bookmark

0 comentários: