Eleitor deve levar título e documento original com foto, afirma TRE-PE

Essa determinação é válida até para quem vai votar em seções com biometria.É preciso também ficar em alerta para os casos de justificativa de voto.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Reprodução
Na reta final antes das eleições municipais de domingo (2), o Tribunal Regional Eleitoral dePernambuco (TRE-PE) tira dúvidas dos eleitores sobre o que fazer em caso de perda do título. De acordo com Raquel Salazar, da Corregedoria do tribunal, para participar do pleito é preciso levar um documento oficial e original com foto. Isso vale também para quem está inscrito nas seções em que foi implantado o sistema de biometria, aquele em que a confirmação do cadastramento é feito por meio da impressão digital.
Ela afirma que a norma, este ano, exige a apresentação de documento oficial e original em todos os casos. “Quem levar a cópia do documento, mesmo a autenticada, não será habilitado a votar. Então, o eleitor deve sair de casa com o título e com a carteira de identidade ou carteira de motorista, por exemplo”, afirma.
Raquel também explicou como deve ser feito o processo de justificativa do voto. O eleitor só pode justificar a falta se estiver fora do domicílio. Para quem estiver fora do domicílio eleitoral, é possível justificar em qualquer seção eleitoral. Também haverá pontos específicos.
Mesmo quem tiver o título cancelado deve justificar o voto nessas eleições. “É para quando for regularizar o título, não precisar pagar a multa por ausência das eleições”, observou Raquel Salazar.

Share/Bookmark

0 comentários: