IFPE oferece mais de 4,7 mil vagas na 1ª entrada do Vestibular 2017


IFPE oferece mais de 4,7 mil vagas na 1ª entrada do Vestibular 2017

O Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que oferece 4.746 vagas, traz duas novidades para os interessados em estudar na instituição. Além do aumento do número de vagas no processo seletivo — 806 a mais que o total ofertado na primeira entrada deste ano —, dois novos cursos superiores foram disponibilizados: engenharia mecânica, no Recife, e engenharia elétrica, em Garanhuns e Pesqueira, no Agreste. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na internet no período de 10 de outubro a 3 de novembro.
Os detalhes da seleção foram anunciados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (4). Até então oferecido apenas no Campus Caruaru, o curso de engenharia mecânica terá 35 vagas também na capital pernambucana.
Já o curso de engenharia elétrica é inédito na instituição e foi criado com o objetivo de atender uma demanda do Agreste pernambucano. Para primeira entrada, serão oferecidas 40 vagas para o Campus Garanhuns, por meio do Vestibular. Outras 40 vagas serão abertas no CampusPesqueira, no segundo semestre, via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Para os cursos superiores, são 1.243 vagas para cursos como design gráfico, turismo, agroecologia, análise e desenvolvimento de sistemas, além de engenharias, llcenciaturas e bacharelados em diversas áreas.
Há, ainda, 1.299 vagas em cursos na forma de articulação integrada, para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 2.060 na subsequente, para os que já concluíram o Ensino Médio; e 144 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio.
O Vestibular 2017.1 é válido para os 16 campus do IFPE, além de sete polos de Educação a Distância: Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira.
As provas acontecerão no dia 27 de novembro e terão 30 questões de múltipla escolha, para os cursos técnicos, e 50 para os cursos superiores — neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 19 de dezembro.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 4 de novembro. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.
Cotas e isenção
Metade das vagas do Vestibular 2017.1 do IFPE é oferecida pelo sistema de cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda, para quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio, ou de etnia, voltadas para negros, pardos e índios.
Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista). “Os alunos que vêm do campo também têm uma cota específica nos três campus de vocação agrícola: Vitória de Santo Antão, Barreiros e Belo Jardim”, destaca a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.
Podem solicitar gratuidade na inscrição os candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como o Mulheres Mil e o Proifpe. A solicitação deve ser feita até o dia 13/10 na internet.
A entrega da documentação exigida deve ser feita no campus que oferece a vaga pretendida, no período de 10 a 14/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 18/10. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2017.1.
Do G1

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS