Lambidas de cachorros podem ser perigosas. Saiba a razão


Lambidas de cachorros podem ser perigosas. Saiba a razão

A demonstração de afeto canina pode transmitir bactérias que, nos humanos, causam doenças como a gastroenterite e a salmonelose
Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas que utilizam medicamentos como imunossupressores, podem ser ainda mais vulneráveis às bactérias caninas (iStock/Getty Images)
A demonstração de afeto mais conhecida dos cães – a lambida – pode nos transmitir graves doenças. Em contato com boca, nariz ou olhos humanos, a saliva do animal pode causar infecções intestinais, gastroenterite ou colecistite.
“A maioria das bocas caninas são hospedeiras de uma grande variedade de bactérias, vírus e fungos”, afirmou o médico Neilanjan Nandi, professor da escola de medicina na Universidade Drexel, nos Estados Unidos, em entrevista ao jornal americano The New York Times.
Os gêneros de bactérias comuns nos cachorros são a Clostridium, Escherichia coli, Salmonella e a Campylobacter. A Escherichia pode causar a colecistite (inflamação da vesícula biliar), a Salmonella, salmonelose, e as Campylobacter, a gastroenterite (inflamação que afeta o estômago e o intestino). Existe uma espécie de Clostridium que causa tétano, uma doença associada a objetos de metal enferrujados, mas especialistas afirmam que a bactéria pode estar na terra, areia, plantas e madeira.
No organismo dos cães, essas bactérias não costumam causar qualquer problema – elas ajudam os animais na limpeza e até na cura das próprias feridas. O problema é quando os microrganismos entram em contato com as mucosas humanas, ou penetram na pele por meio de feridas. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas que utilizam medicamentos como imunossupressores, podem ser ainda mais vulneráveis às bactérias caninas.
Segundo os especialistas, quando o “carinho” do animal é feito longe da boca, nariz ou olhos e atinge, por exemplo, as bochechas ou mãos, sem feridas, dificilmente ele transmitirá doenças. “Quando a saliva do cão entrar em contato com a pele humana sem lesões ou o dono não estiver dentro do grupo de pessoas suscetíveis a transmissão é bastante improvável”, disse Leni K. Kaplan, professora da faculdade de medicina veterinária da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, ao The New York Times.
Existem ainda parasitas que podem ser carregados pelos animais de estimação. Doenças como a ancilostomíase e ascaridíase (causada pela lombriga) são transmitidas ao homem pela ingestão de ovos ou larvas presentes no solo ou em alimentos contaminados. Contudo, esses agentes podem também entrar em contato com os cachorros quando eles entram em contato com fezes encontradas na rua, jardins ou quintais.
Como evitar
A melhor maneira de impedir que doenças sejam transmitidas pelas lambidas é manter as vacinas dos animais em dia. Os cães mais jovens também precisam tomar medicamentos que evitam vermes e larvas e é recomendável impedir que os cães tenham contato com fezes (recolhendo os excrementos dos animais, por exemplo). Outra precaução importante é lavar as mãos com água e sabão após o contato com os animais de estimação. Com esses cuidados, todos os carinhos poderão ter dados e recebidos, sem preocupação.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS