Locais de prova do Enem de dezembro devem sair na terça, diz Inep

Os novos locais de prova para os 271 mil alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro devem ser divulgados na próxima terça-feira (22), segundo a assessoria de imprensa do Inep.
Os candidatos poderão checar os novos endereços no site do Enem ou no aplicativo do exame criado pelo Ministério da Educação.
Estes alunos não puderam fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro porque estavam inscritos em 405 escolas de 21 estados mais o Distrito Federal que foram ocupadas por estudantes que protestavam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio. Conforme decisão do MEC, as escolas que seriam locais de prova do Enem e que não foram desocupadas até o dia 31 de outubro, foram excluídas do processo.
Como um novo exame não estava previsto, o instituto vai ter que renegociar com todos os fornecedores o quanto cada um vai cobrar para refazer parte do serviço. O prejuízo inicialmente vai ser bancado pelos cofres públicos. O valor estimado até agora é de R$ 15 milhões.
Teoria de Resposta ao Item
O Enem é baseda no modelo de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que garante equivalência à prova aplicada nos dias 5 e 6 de novembro. Isso significa que a prova de dezembro terá a mesma dificuldade da aplicada em novembro, garantindo que os candidatos tenham as mesmas chances.
Na prova baseada na TRI, as perguntas divididas previamente em diferentes dificuldades permitem um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas para que os avaliadores analisem de maneira mais profunda as respostas dos alunos, ainda que em testes de múltipla escolha.
Se eles notam que o aluno errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo sua média cair. Logo, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada.
As notas individuais do Enem 2016 serão divulgadas no dia 19 de janeiro de 2017. (G1)

Share/Bookmark

0 comentários: