Cuidado: Com o PH das águas minerais vendidas no Brasil "podem provocar câncer" AS ÁCIDAS E AS ALCALINAS?


Cuidado: Com o PH das águas minerais vendidas no Brasil "podem provocar câncer" AS ÁCIDAS E AS ALCALINAS?

Pesquisa realizada pela engenheira agrônoma Érika Ferreira Rodrigues, para obtenção do título de especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), constatou que estamos consumindo marcas de água mineral com altos níveis de acidez.
O resultado das análises físico-químicas realizadas em amostras de sete diferentes marcas comercializadas na Região Metropolitana de Belém indicou que todas estão impróprias para consumo e não podem ser classificadas como águas minerais.
O estudo apresentado na forma mongrafia, foi concluído em junho do ano passado
A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o padrão de potabilidade das águas, recomenda que o pH (potencial hidrogeniônico) da água própria para consumo seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.
Nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA está dentro desse padrão.
O pH dessas marcas varia entre 3 e 4,5, o que as as caracteriza como muito ácidas, portanto, impróprias para consumo.
“Uma água precisa ter um pH acima de 6,5 para ser potável. Abaixo disso, não é água potável, podendo, inclusive, causar problemas de saúde”, adverte o professor Milton Matta, orientador do trabalho.
Ele explica o risco do consumo da água mineral com pH ácido: “Essa água, sendo consumida durante dez, vinte anos, pode causar problemas gástricos, como gastrites, úlceras e câncer de estômago, doença cuja incidência coloca o Pará em segundo, entre os Estados da Federação.”
Fizemos um levantamento do pH de 16 marcas vendidas no Brasil.

Veja:

Pureza Vital Nestlé - pH 7,44 (alcalino)
Minalba - pH 8,04 (alcalino)
Puris - ph 6,98 (neutro)
marcas_de_agua_-_ph.jpg
Sarandi - pH 9,35 (alcalino)
São Lourenço - pH 5,45 (ácido)
Indaiá - pH 4,64 (ácido)
Bonafont - pH 5,44 (ácido)
Lindoya - pH 6,74 (neutro)
Ibirá - pH 10,15 (alcalino)
Petrópolis - pH 5,38 (ácido)
Levity - pH 8,84 (alcalino)
Schin - pH 6,79 (neutro)
Perrier - pH 5,5 (ácido)
Crystal - pH 7,28 (alcalino)
Água prata - pH 7,01 (neutro)
Santa Joana - pH 5,25 (ácido)

É importante dizer que o pH pode variar dependendo da fonte, pois algumas marcas são engarrafadas em mais de uma fonte.
Por isso o ideal é você ler o rotulo com atenção, para saber com certeza se o pH da água que você está bebendo é ácido, neutro ou alcalino
Fonte: Jornal da Universidade Federal do Pará

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS