Especialista dá dicas de como pagar contas e evitar sufoco com dívidas de janeiro


Especialista dá dicas de como pagar contas e evitar sufoco com dívidas de janeiro

O começo de um ano novo traz novas dívidas que, mesmo já sendo conhecidas pela população, comprometem o orçamento de boa parte dos brasileiros que não conseguem se preparar para pagamento de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e matrículas escolares.

Veja abaixo dicas de como se preparar para os impostos de início de ano.
Segundo Fábio Yamamoto, sócio de uma empresa de consultoria, as famílias com orçamentos mais apertados podem recorrer a parcelamento de despesas e a contratação de empréstimos ou financiamentos, deixando de encarar essas alternativas como negativas.
“Desde que seja feito com uma avaliação criteriosa, não há porque temer o parcelamento de contas. Contratar um empréstimo para evitar pagamento de juros do cartão de crédito ou do cheque especial é sempre mais vantajoso. Mas cuidado, sempre se pergunte: “será possível eu honrar o pagamento das prestações de um empréstimo?”, disse Fábio Yamamoto.
Outra medida que deve ser tomada é a postergação de gastos considerados essenciais, como promoções de virada de ano, liquidação para renovação de estoque das lojas ou viagens.
“Avaliar os gastos atuais e evitar compras desnecessárias, não só ajudará neste início de ano estressante, mas trará uma economia permanente, possibilitando, no futuro, aquela viagem dos sonhos”, contou o especialista.
Com relação ao IPVA e IPTU, o especialista afirmou que a opção de pagamento com desconto, quando é feito à vista, é uma opção interessante, mas deve ser tomada com cautela, já que consome boa parte do orçamento e pode deixar a família sem recursos em caso de imprevistos.
Além disso, para quem já fez o orçamento e sabe que não vai sobrar muito dinheiro, mas pensa em curte férias dos filhos, o especialista cita como opções de entretenimento a realização de piquenique no parque, uma visita aos museus e zoológicos das cidades. (Via: Agência Brasil)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS