Estados não querem arcar com custos decorrentes da transposição do São Francisco


Estados não querem arcar com custos decorrentes da transposição do São Francisco

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebeu nesta quarta-feira (25) um problema de difícil solução: quatro estados que serão beneficiados com a transposição do Rio São Francisco dizem não poder arcar com os custos da operação, principalmente os relacionados à energia elétrica utilizada para levar a água de um local para outro.
Os valores acertados com o governo federal eram de aproximadamente R$ 500 milhões por ano. Só que o acordo foi firmado em 2005 em outro contexto econômico e por outros atores políticos.
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanhou a reunião de Padilha com os governadores Camilo Santana, do Ceará, Paulo Câmara, de Pernambuco, Ricardo Coutinho, da Paraíba, e um representante do governo do Rio Grande do Norte.
A solução encontrada na reunião foi que os custos de operação resultantes da transposição do rio São Francisco deverão ser pagos pelos consumidores por meio de taxas criadas nos estados beneficiados pelas obras.
Em 2005, quando as obras da transposição do rio começaram, foi firmado um acordo prevendo que os governos estaduais honrariam as despesas operacionais, estimadas em aproximadamente R$ 500 milhões. Mas, agora, os governadores alegam que, diante da crise econômica, os estados não conseguem arcar com os gastos, principalmente de energia elétrica para fazer o bombeamento da água.
A criação das taxas, no entanto, depende da aprovação das assembleias estaduais.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS