Blogueira é processada após comentários negativos contra criança com Down


Blogueira é processada após comentários negativos contra criança com Down


Uma publicação em rede social em homenagem a uma criança com Síndrome de Down se transformou em Boletim de Ocorrência por injúria nesta sexta-feira (24) . O caso aconteceu no Recife e a acusada é a jornalista, modelo e blogueira de Moda Julia Salgueiro, que assina o blog ModaModaModa.
Na terça-feira (21), data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a jornalista Juliana Preto postou no Facebook uma foto com o sobrinho, uma criança de 11 meses, portador de Síndrome de Down. O post foi publicado em modo público como forma de homenagear e dar visibilidade às pessoas que têm essa síndrome. Entre os comentários, o da blogueira Julia Salgueiro chamou a atenção por fazer uma infeliz comparação. “É que nem filhote de cachorro. Lindos quando são pequenos (...)”, escreveu ela, entre outras palavras de teor negativo.
A blogueira ainda fez comentários negativos sobre pessoas adultas com Síndrome de Down que têm relações sexuais. “É nojento” e “Vai sair um monte de filhote de toin toin”, escreveu a blogueira na publicação de Julia. Após a recepção negativa de seus comentários, em sua rede social, Julia escreveu uma publicação sobre ser hostilizada por “pensar diferente”. "Voltei a aprimorar minha fama de 'má' (...), 'monstra' entre outras coisas que denominam os seres pensantes que raciocinam diferente da boiada".
Ao fim da publicação, ela pedia sugestões de séries “pensantes”, mas, entre os comentários, acabou por ratificar sua opinião sobre as pessoas com deficiências. "Não vale aquela dos zumbis. Sei que apesar de ser muito filosófica, ela é nojenta (assim como o sexo entre deficientes mentais)". De acordo com livro "Diversidade - Mídia e Deficiência", publicado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância, a terminologia mais correta para se referir a alguém que tem déficit intelectual ou transtorno mental é “pessoa com deficiência/doença mental”. A adequação da fala e uso da terminologia correta se dá para promover a inclusão social das pessoas.
A mãe da criança, Maria Cláudia Albuquerque, registrou um Boletim de Ocorrência contra a blogueira nesta sexta na Delegacia de Casa Amarela. Apesar de Julia ter apagado os comentários, a família registrou todos por meio de prints, que servirão como provas do comportamento da acusada. Em sua página numa rede social, Maria manifestou sua tristeza com o caso. "Sim, existem pessoas cruéis e ruins nesse mundo. Mas jamais nos calaremos. JAMAIS!!! Preconceituosos não terão vez. Faço e farei de tudo para que os direitos do meu filho e de todos os outros sejam respeitados."
“Ela fez um comentário extremamente ofensivo aos portadores de Síndrome de Down”, classificou o delegado Paulo Rameh, da Delegacia de Casa Amarela, que cuidará do caso. Ele explica que o caso será tratado como “injúria qualificada”, em razão da condição da vítima ser uma criança portadora de deficiência. Ainda de acordo com o delegado, a tia da vítima não conhecia a blogueira pessoalmente, mas a conhecia por meio de redes sociais.
Para Paulo Rameh, os prints com os comentários da blogueira são suficientes como provas e o processo seguirá. “A expectativa é que ela [Julia Salgueiro] seja intimada já nesta segunda-feira (27) e compareça à delegacia na quarta-feira”, informa. Procurada pela reportagem do portal FolhaPE, Julia não se manifestou.
Blogueira Julia Salgueiro responderá por injúria qualificada após fazer comentários preconceituosos contra pessoas portadoras da Síndrome de Dow

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS