Israel construirá muro subterrâneo para evitar ataques vindos de Gaza


Israel construirá muro subterrâneo para evitar ataques vindos de Gaza

Analistas acreditam que Hamas pode iniciar novos ataques como retaliação
O ministério da Defesa de Israel anunciou esta semana que iniciará em breve a construção de um muro subterrâneo de concreto ao redor da Faixa de Gaza. A medida visa neutralizar os túneis cavados pelo grupo terrorista Hamas, que servem para conduzir jihadistas para dentro do território israelense.
A possibilidade de se colocar um muro separando os dois territórios abaixo da superfície começou a ser cogitada em 2014, quando a guerra entre Israel e o Hamas revelou a vulnerabilidade da fronteira.
Chamado de Projeto Obstáculo, o muro terá 65 quilômetros, indo desde o Mar Mediterrâneo no norte da Faixa até a passagem de Kerem Shalom, no sul, na fronteira de Israel, Gaza e Egito. O prazo previsto para sua conclusão é de dois anos.
Os trabalhos experimentais começaram há alguns meses em um trecho fronteiriço, com algumas centenas de metros. O objetivo era verificar sua viabilidade e eficácia. Em toda a sua extensão será dotado de sensores eletrônicos que detectam qualquer tentativa de perfuração.
Nos próximos meses, os trabalhos de construção serão iniciados de forma simultânea em 40 pontos diferentes. O custo total estimado é de US$ 810 milhões.
Em alguns trechos, o muro de concreto será elevado também acima da superfície, onde hoje está uma cerca eletrônica que comprovadamente não oferece segurança suficiente à população que vive no entorno da Faixa.

O comentarista militar Yossi Yehoshua acredita que o Hamas pode reagir com ataques à possibilidade de ver neutralizada sua principal arma estratégica contra Israel, uma vez que o muro interromperia as suas rotas de ataque mais importantes.
Emboscadas e explosões
Durante o conflito de 2014, pelo menos 20 soldados israelenses morreram em emboscadas de soldados do Hamas que cruzaram a fronteira por baixo da terra pelos “túneis ofensivos”. Eles surpreenderam as linhas israelenses pelas costas.
O ministro da Defesa israelense, Avigdor Lieberman, garantiu ontem que essas estruturas ofensivas são “muito menos de 15”, fazendo uma referência aos sucessivos bombardeios das Forças de Defesa de Israel nessas estruturas, que voltaram a ser cavadas por palestinos em outros pontos. Com informações de Times of Israel e Alray

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS