Aeroportos de Caruaru e Serra Talhada devem entrar nas rotas comerciais até outubro


Aeroportos de Caruaru e Serra Talhada devem entrar nas rotas comerciais até outubro

O caminho para o interior de Pernambuco receber voos comerciais está mais curto. Será publicada ainda neste semestre a licitação para contratar as empresas que vão administrar os aeroportos de Caruaru (Aeroporto Oscar de Laranjeiras), no Agreste de Pernambuco, e de Serra Talhada (Aeroporto Regional do Pajeú), no Sertão. A ideia é que os ajustes físicos e operacionais nos equipamentos sejam feitos até outubro, quando o governo do estado planeja que os voos para os dois destinos comecem a operar. Pelo Facebook, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que “está aguardando a autorização dos órgãos responsáveis para iniciar as vendas (de passagem) e as operações em Caruaru”. Outras companhias aéreas também têm interesse nas duas cidades.
De acordo com o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, os contatos com as companhias aéreas estão bem afinados. “Não é só ela (a Azul). Estive com o vice-presidente comercial da Avianca, Tarcisio Gargioni, e ele tem interesse em Caruaru, assim como a Gol nos sinalizou o interesse na cidade. Também me reuni com Adalberto Bogsan, presidente da Passaredo, e ele tem interesse nos dois aeroportos”, garantiu o secretário.
Segundo Carreras, o aeroporto de Serra Talhada terá a capacidade de receber aeronaves de porte igual ou inferior ao de modelo ATR (turbo-hélice), que comporta até 70 passageiros, Nesse caso, não permite que as aeronaves da Gol e da Avianca operem nele, limitando o interesse apenas à Azul e à Passaredo. A pendência, portanto, limita-se à contratação das empresas que vão administrar os aeroportos. “A publicação da licitação acontecerá ainda neste semestre e estamos trabalhando para que seja rápida e quem vencer a concorrência faça as adequações para que as companhias iniciem as vendas e o voos comecem a acontecer no interior”, pontuou.
Ainda não foi lançado o edital, mas Carreras informou que a empresa que administra o aeroporto da ilha de Fernando de Noronha, a Dix Empreendimentos, já se mostrou interessada tanto em Caruaru quanto no aeroporto de Serra Talhada. “A licitação será aberta para qualquer empresa. Ela tem interesse, sabemos, e vai concorrer com as demais interessadas”, complementou. Os detalhes da licitação estão sendo tocados pela Secretaria de Transportes de Pernambuco (Setra) e é considerado projeto prioritário nos planos do governador Paulo Câmara. A pasta não informou detalhes do edital, informando apenas que o projeto está em elaboração.
Caruaru tem o maior Produto Interno Bruto de Pernambuco fora da Região Metropolitana do Recife. É o quinto maior produtor de riquezas do estado e centraliza o polo têxtil, com um parque industrial consolidado e economia baseada em comércio e serviços, o que garante demanda de passageiros e de cargas. Representantes da Azul Cargas já visitaram a cidade e se reuniram com representantes do polo têxtil, que apresentaram ganhos produtivos e econômicos de contas com a malha aérea na logística de cargas. Extra-oficialmente, as intervenções exigem investimentos de R$ 10 milhões.
Satisfação - A Secretaria de Aviação Civil divulgou ranking de satisfação dos passageiros com os aeroportos brasileiros. Recife ficou em terceiro lugar. O primeiro foi Curitiba. Os passageiros brasileiros estão majoritariamente satisfeitos com facilidade de desembarque no meio-fio, tempo de fila na inspeção, sinalização, disponibilidade das informações nos painéis, tomadas, wi-fi, sanitários, assentos na sala de embarque, sensação de segurança nas áreas públicas, limpeza, conforto térmico, conforto acústico. Demonstram insatisfação com estacionamento, lanchonetes, bancos/caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais. (Diario de Pernambuco)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS