Faltando menos de 10 dias para ação contra gripe, apenas 8,8% do público foi imunizado em Pernambuco


Faltando menos de 10 dias para ação contra gripe, apenas 8,8% do público foi imunizado em Pernambuco

Faltando menos de 10 dias para o dia D da campanha de vacinação contra a gripe, que ocorre no sábado (13), 206.594 mil pessoas foram imunizadas em Pernambuco, entre 17 de abril e a quinta-feira (4). Isso representa 8,8% do público total, que é de mais de 2,3 milhões de pernambucanos. Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (5).
Para a coordenadora do programa estadual de imunização, Ana Catarina de Melo, o ideal é que a procura atinja 40% até o dia D. Mesmo com esse ritmo lento, ela diz que não perdeu as esperanças.
“Nós já estamos no período de infecções respiratórias. Então, quanto mais tardiamente você se imunizar, mais chances tem de se expor e adoecer. O brasileiro deixa tudo para a última hora, mas quando se trata de prevenção isso é complicado, porque você pode adoecer”, comentou.
A vacinação contra a inluenza é feita em uma dose. A exceção se aplica aos menores de 9 anos, que devem tomar a segunda 30 dias após a primeira. A campanha segue até o dia 26 deste mês.
Podem se vacinar contra a influenza: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, criança com 45 dias de nascimento, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas, além de profissionais de saúde.
Influenza
É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Veja algumas medidas para evitar a doença
Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro).
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras.
Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar.
Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal.
Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar.
Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.).
Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias.
Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. (G1)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS