Hoje 18 de maio de 2017, pode ser o pontapé inicial para a realização de um grande sonho em Iguaracy. Saiba porque:


Hoje 18 de maio de 2017, pode ser o pontapé inicial para a realização de um grande sonho em Iguaracy. Saiba porque:

Hoje 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” mais um passo será dado na incansável luta para a criação do "Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Iguaracy".
Na abertura dos Jogos escolares, que ocorrerá na tarde desta quinta-feira, vários órgãos municipais de defesa dos direitos da criança e do adolescente de Iguaracy, entre eles CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, estarão fazendo uma movimentação na Quadra Poliesportiva com panfletagem e outras atividades alusivas ao dia.
Na oportunidade de abertura, o Conselho Tutelar do município, estará entregando ao representante do Prefeito Zeinha, haja vista que o mesmo se encontra em Brasília, um documento solicitando a criação do Dia Municipal contra o Abuso e a Violência Sexual.
Já faz algum tempo que o CT de Iguaracy vem tentando aprovar esta proposta junto as autoridades, para o conselheiro Sérgio Coelho de Freitas, escritor desta matéria, ver este dia criado vai ser um grande sonho a ver realizado, principalmente porque o ocorrido aconteceu justamente no seu primeiro mandato e que acompanhou de perto todo o sofrimento vivenciado pela família, amigos e colegas da jovem.

Mas porque a criação deste dia é tão importante para o município?

No documento que será entregue na tarde de hoje, foi exposto pelo conselheiro os principais motivos para a criação deste dia, veja abaixo em primeira mão:

"Tendo em vista o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” que foi instituído numa referência ao “Caso Araceli”, onde no dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo e seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
Observando-se, que esta campanha nacional tem uma importância inestimável, haja vista que a sociedade em geral é convidada a se envolver e tomar parte do problema, assumindo a sua responsabilidade, realizando e fortalecendo ações de enfrentamento à problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Sendo assim, o CONTI comungando do desejo de ver uma sociedade iguaraciense mais empenhada na busca de garantir o direito ao desenvolvimento de uma sexualidade mais segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, tendo em vista, sobretudo, que atos criminosos como este, mesmo não seguidos de morte destroem a infância e a adolescência das pessoas envolvidas, trazendo consequências imensuráveis como danos físicos, psicológicos e outros agravos irreversíveis;
Vendo a importância de se trabalhar o tema mais de uma vez por ano em nosso município, porém de uma forma mais abrangente e dentro de nossa realidade, buscando incentivar um trabalho pedagógico mais intenso voltado ao combate da violência sexual em todas as suas formas de expressões;
Solicitamos ao Senhor Prefeito, elaborar e apresentar projeto de Lei, onde constará em nosso calendário municipal, o “DIA MUNICIPAL DE COMBATE AO ABUSO E A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” que será celebrado no dia 06 de OUTUBRO de cada ano.
A escolha da data citada é uma lembrança a toda a sociedade iguaraciense sobre o caso da adolescente SILENE SOUZA GOMES, que no dia 06 de outubro de 2002, aos14 anos de idade, foi estuprada e morta em sua residência na zona rural deste município. O fato aconteceu justamente em um domingo, dia de eleição para presidente, e a cidade inteira perplexa parou para ver o desenrolar do caso, entretanto, antes que o pior acontecesse, a vítima e pessoas próximas à mesma, foram incapazes de denunciar fatos que vinham acontecendo. A falta de denuncia por parte da vítima e o silêncio de alguns acabou por estimular a prática do crime e logo após decretar a impunidade do(s) criminoso(s).
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. Com certeza, a criação deste dia em honra ao seu nome, chamará a atenção de toda a nossa população para esta problemática, e terá como principal objetivo sensibilizar, mobilizar, informar e convocar a população de nosso município para assumir o compromisso de participar desta luta, realçando principalmente que crimes terríveis como o de ARACELI também ocorrem em cidades pequenas como a nossa, a exemplo do que ocorreu com SILENE, e que a população tem o dever de denunciar estes fatos antes que o pior aconteça, quer seja procurando os órgãos de proteção do município, Conselho Tutelar ou ligando para o Disque 100.
Se for aceita a proposta, o Dia Municipal de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes além de manter viva a memória de SILENE SOUZA GOMES, reafirmará o compromisso dos órgãos públicos municipais e escolas que terão um dia especial para promoverem atividades em busca de conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e como combatê-la através das denuncias.
Tenho certeza que a criação de um dia como este, estimulará o desenvolvimento de trabalhos que vão girar em torno desse tema, possibilitando às crianças conhecerem mais sobre o que caracteriza a violência sexual, como ela ocorre, quais são os danos, quais são as formas de denunciar e que existem pessoas que podem as ajudar em caso de necessidade, valorizando assim o apoio em todos os sentidos, dando voz aos pequeninos, principalmente aqueles que frequentemente estão em situação de maior vulnerabilidade e risco social.
Na certeza de vosso apoio e compreensão, encerro a presente solicitação na absoluta confiança de que o Governo Municipal de Iguaracy, na pessoa do Excelentíssimo Sr. Prefeito José Torres Lopes Filho, fará jus à memória de SILENE SOUZA GOMES, criando uma Lei Municipal que venha ajudar a coibir que outras crianças e adolescentes sejam vítimas de crimes tão hediondos"

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS