Lama e entulhos tomam conta de ruas em cidades atingidas por chuvas em Pernambuco


Lama e entulhos tomam conta de ruas em cidades atingidas por chuvas em Pernambuco

Dois dias depois das fortes chuvas que castigaram o interior de Pernambuco, começaram a aparecer, nessa terça-feira (30), os estragos causados pelas enchentes. A água dos rios das regiões baixou e ruas foram tomadas por lama e entulhos. A situação mais complicada foi registrada em Barreiros e Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. Ao todo, Pernambuco tem 24 cidades em estado de calamidade pública.
As chuvas também ocasionaram duas mortes em Lagoa dos Gatos. Em Caruaru, uma pessoa continua desaparecida. Na cidade, no Agreste, uma criança morreu ao cair em um açude e outra foi soterrada. De acordo com o governo, há 16 sistemas de abastamento de água paralisados, atingindo 2,2 milhões de pernambucanos.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), são 44.801 moradores ao todo sem habitação: 42.145 desalojados, que deixaram as residências, e 2.656 desabrigados, que perderam as casas. Até a segunda de manhã, o número de pessoas afetadas pelas enchentes era de cerca de 30 mil. A chuva também danificou 10 unidades de saúde básica e um hospital em na Zona da Mata.
Apenas em Barreiros, na Mata Sul, 17 mil pessoas ainda estão fora das casas, por causa da enchente. O município fica localizado às margens dos Rios Una e Carimã. O primeiro, na terça-feira, estava a um metro do nível de transbordamento.Algumas áreas da cidade, que também foram castigadas por uma enchente em 2010, continuaram inacessíveis até o fim de segunda-feira (29) e os moradores só puderam voltar às residências nesta terça, para começar a limpeza e recuperação dos imóveis. Muitas pessoas informaram que não será possível voltar a amorar em alguma áreas.
Em Rio Formoso, também na Mata Sul, a chuva causou uma inundação de quase dois metros em algumas comunidades do município. Duas das quatro unidades de saúde do município ficaram destruídas após as enchentes.
Na comunidade de Santa Edwiges, os equipamentos e móveis da unidade de saúde local ficaram completamente destruídos. O edifício foi tomado pelas águas e, nesta terça-feira, os moradores tiveram que buscar móveis e objetos pessoais no mangue, às margens do Rio Formoso.
Residente em Catende, na Mata Sul, a agricultora Márcia de Lima lamentou os estragos da chuva: “O que deu pra gente carregar, a gente carregou. Graças a Deus, salvamos a vida dos meninos, e o resto foi embora na enchente”. No município, a água quase cobriu os ônibus que estavam estacionados em um posto de combustíveis.
Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 câmpus do do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Na noite de segunda-feira (29), o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, reconheceu que faltaram verbas para finalizar as obras de quatro barragens que ajudariam a conter as enchentes em rios do estado, prometidas desde 2010. De acordo com ele, a paralisação dos repasses pelo governo federal prejudicou o andamento das construções.
Veja as cidades em situação de calamidade pública:
– Rio Formoso
– Ribeirão
– Água Preta
– Palmares
– Catende
– Maraial
– Belém de Maria
– Barreiros
– Amaraji
– Barra de Guabiraba
– São Benedito do Sul
– Cortês
– Jaqueira
– Gameleira
– Caruaru
Do G1

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS