Proteste vai notificar WhatsApp por fim de serviço em alguns celulares a partir de junho


Proteste vai notificar WhatsApp por fim de serviço em alguns celulares a partir de junho

A associação de defesa do consumidor Proteste vai notificar o Facebook por causa da suspensão do WhatsApp em alguns aparelhos a partir do dia 30 de junho. A rede social é dona do aplicativo de mensagens. A Proteste alega que a interrupção no serviço de aparelhos mais antigos fere o direito dos consumidores.
O WhatsApp anunciou no começo do ano passado que iria encerrar o suporte a celulares mais antigos a partir de 2017. Para o fim deste mês, está previsto o fim do serviço para aparelhos com os sistemas operacionais BlackBerry OS, BlackBerry 10, e Nokia Symbian S60. Está em estudo também o desligamento da versão do aplicativo para Nokia S40, mas não há previsão de como isso se dará.
A empresa considerou a decisão “difícil”, mas alegou que esses sistemas, por serem antigos, têm limitações para o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança. O WhatsApp diz que esses sistemas, que eram maioria quando o aplicativo foi lançado em 2009, representam um número muito pequeno de aparelhos em uso atualmente. E recomenda que seus usuários busquem versões mais modernas para usar o serviço.
Segundo a Proteste, a medida é irregular, pois os aparelhos ainda são suportados pelas operadoras no país. “Mesmo que seja uma parte ínfima do total, não se pode forçar o consumidor a consumir um novo aparelho, o que entendemos ser um desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor e ao consumidor”, diz em nota o diretor de relações institucionais da associação, Henrique Lian.
Procurado por VEJA, o WhatsApp não se posicionou a respeito da reclamação da Proteste até o momento.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS