Pernambuco ganha mais seis patrimônios vivos e passa a ter 51 titulados


Pernambuco ganha mais seis patrimônios vivos e passa a ter 51 titulados

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC) elegeu, nessa quinta-feira (13), seis novos patrimônios vivos no estado. Entre os eleitos, estão a parteira tradicional Maria dos Prazeres; o Mestre Chocho, representante do choro em Pernambuco; o fundador do Balé Popular do Recife, André Madureira; o ator José Pimentel; a manifestação cultural Reisado Inhanhum e a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo.
De acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco, a escolha foi feita desde o mês de julho, com a realização de audiências públicas após a análise dos candidatos realizada pela Unidade de Patrimônio Imaterial da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Com os seis novos eleitos, Pernambuco passa a somar 51 titulados.
A titulação será entregue no dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, durante cerimônia no Teatro de Santa Isabel, na área central do Recife. Na ocasião, também acontece a 2ª edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, que visa valorizar iniciativas que promovem a cultura pernambucana.

Confira quem são os eleitos:

Maria dos Prazeres
Parteira Maria dos Prazeres foi eleita patrimônio vivo de Pernambuco (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Primeira presidente da Associação das Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes, fundada em 1994, Maria dos Prazeres é responsável pela realização de mais de cinco mil partos. O trabalho dela na organização auxiliou a formação de um inventário e o reconhecimento oficial das práticas tradicionais de obstetrícia.
Mestre Chocho
Mestre Chocho (à direita), representante do choro em Pernambuco, também está entre os escolhidos (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Com 90 anos de idade e 70 de carreira, Otaviano do Monte, conhecido como Mestre Chocho, é um dos maiores representantes do choro em Pernambuco, como intérprete e compositor.
André Madureira
André Madureira é fundador do Balé Popular do Recife (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Fundador, diretor e coreógrafo do Balé Popular do Recife, grupo que originou o segmento de dança popular cênica no estado. Em mais de 25 anos à frente do grupo, ele criou um método de dança denominado ‘brasílica’ e um banco de passos, que permite a ampliação da divulgação dos folguedos nordestinos.
José Pimentel
Conhecido pela montagem ao ar livre da Paixão de Cristo no Recife, o ator, autor e diretor ganhou destaque por interpretar Jesus por mais de três décadas no espetáculo.
Ator e diretor José Pimentel foi uma das personalidades escolhidas como patrimônio vivo de Pernambuco (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Reisado Inhanhum
Reisado Inhanhum é tradicional do Sertão do São Francisco (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Associado ao município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, o Reisado Inhanhum é uma tradição que tem as primeiras atividades relacionadas às festas de Santos Reis que acontecem desde o século XVIII, na comunidade Quilombola de Inhanhum. Nos últimos dez anos, a tradição contribui para a valorização e divulgação do reisado.
Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo
Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo integra a lista de patrimônios vivos de Pernambuco (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE/Divulgação)
Integrante da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco, o grupo tem mais de 50 anos de fundação e realiza oficinas de inclusão digital, canto coral e aulas de pífano. A Sociedade gere o Museu Olímpio Bonald de Bacamarte, no Cabo de Santo Agostinho, e organiza a Missa dos Bacamarteiros. (G1)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS