Polícia de Pernambuco usa rastreador para recuperar celulares roubados


Polícia de Pernambuco usa rastreador para recuperar celulares roubados

Resultado de imagem para Polícia de Pernambuco usa rastreador para recuperar celulares roubados
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) registra por mês uma média de 3 mil furtos e roubos no estado. Desse total, 70% dos itens levados pelos ladrões são smartphones. Para ajudar a combater esse tipo de crime, a Polícia lançou a Operação Celular Seguro. Uma força-tarefa que rastrea, junto às operadoras de celulares, os aparelhos roubados por meio do IMEI - código de identificação do equipamento. Desde março, 80 smartphones já foram recuperados e devolvidos mais de 50. Além da ação, também está sendo divulgado a plataforma Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), que permite o cidadão cadastrar seu equipamento por precaução.
Atualmente, 30 mil pessoas estão cadastradas no sistema da SDS. O diretor de Polícia Metropolitana da PCPE, o delegado Joel Venâncio, diz que quanto mais pessoas aderirem ao serviço, mais celulares poderão ser recuperados. O delegado acredita que com a divulgação da plataforma, esse tipo de crime se tornará menos atrativo para os criminosos. Uma vez que será possível indentificar, por meio de receptores que compram o aparelho sem se informar da procedência, os autores dos crimes.
Para intensificar a caça aos celulares roubados e furtados, a Polícia Civil recebeu 500 smartphones e tablets para ajudar no trabalho de verificação dos policiais. Inclusive, agentes de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina também estão sendo treinados para esse tipo de atuação. Segundo o especialista criminal da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace), Major Jonas Moreno, os policiais abordarão suspeitos nas ruas. E esclaresce que não haverá violação da privacidade, uma vez que será solicitado apenas que a pessoa mostre o número do IMEI.
Então, para se prevenir e cadastrar, a pessoa precisa entrar no site da SDS (www.sds.pe.gov.br) e buscar a área "Alerta Celular". Feito isso, é só informar os dados sobre o aparelho e o número do IMEI. Para quem não sabe como encontrar o código, ele está impresso na caixa do produto ou na nota fiscal. Se ainda houver dificuldade, basta discar "*#06#" e o IMEI do celular aparecerá na tela.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS