PREFEITURA DE CARNAÍBA

Teste rápido para detecção de HIV já está disponível no Rio

O Rio de Janeiro é o primeiro estado a receber o teste rápido para detecção de HIV no Brasil. O produto, batizado de Action, deve chegar no resto do País, inclusive em Pernambuco, a partir da terceira semana de julho.
Além do dispositivo de teste, o Action traz ainda um líquido reagente, uma lanceta (para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (tubo para a coleta do sangue). O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste é semelhante a outros já existentes, como os que servem, por exemplo, para a medição de glicose por diabéticos. O produto tem efetividade de 99,9%.
A presença do HIV no corpo, no entanto, só pode ser confirmada 30 dias após a exposição do vírus, período em que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consiga detectar.
Preço: De acordo com o portal UOL, o preço do produto deve variar de R$ 60 a R$ 70. Caso o resultado seja positivo, é recomendado a confirmação dele com um teste de laboratório. Caso o resultado seja negativo, a recomendação é que ele seja repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até que a data da primeira exposição complete 120 dias.

Compartilhe: WhatsApp, Faceboock, etc...

0 comentários: