Transposição do São Francisco pode ter gestão privada em 2018


Transposição do São Francisco pode ter gestão privada em 2018

A operação da Transposição do Rio São Francisco, quando pronta, pode ficar na mão do setor privado. O governo federal estuda a possibilidade de, via concessão, transferir a gestão para aliviar a despesa pública, hoje orçada em R$ 500 milhões por ano para a atividade. O desenho está sendo feito pelo BNDES. A informação foi repassada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que afirmou que está sendo discutida a engenharia financeira para viabilizar a proposta e, inclusive, quem vai pagar a conta. Atualmente, o acordo é de que os estados serão responsáveis pela distribuição da água às cidades e consequentemente pagarão por ela, mas não se sabe quem vai pagar ao estado, se o governo federal (via subsídios) ou o consumidor, na conta. É justamente esse cálculo que vem sendo estudado.
De acordo o Ministério da Integração, o ministro Helder Barbalho iniciou em outubro do ano passado as negociações para discutir uma parceria com o setor privado para a operação da Transposição do Rio São Francisco. Depois de debater o tema com a diretora da área de Energia, Gestão Pública e Socioambiental, Saneamento e Transportes do BNDES, Marilene Ramos, o ministro enviou ofício solicitando ao banco uma avaliação econômica e financeira. Na mesma ocasião, um documento foi encaminhado ao secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, Wellington Moreira Franco.Barbalho enfatiza que a obra, já totalmente licitada, está em fase final de entrega e que a operação será repassada à iniciativa privada se os estudos concluírem pela viabilidade da parceria. O BNDES estuda o modelo e o formato, que só deverá estar finalizado em 2018. Em nota, a pasta pontua que “é importante destacar que acordo firmado na gestão anterior com Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, estados diretamente beneficiados pelo projeto, definiu que a obrigatoriedade de pagar pela água é dos estados. Assinaram o documento, pelo Ceará, o ex-governador Lucio Alcântara, e por Pernambuco, o ex-governador Jarbas Vasconcelos.
De acordo com a previsão do ministério, o Eixo Norte estará pronto no primeiro trimestre de 2018, fazendo os canais abrirem o caminho das águas no Ceará. Há hoje 948 trabalhadores atuando no Eixo Norte e deve chegar a 2 mil em outubro. em até 30 dias, devemos atingir a marca de dois mil operários. A previsão é o pleno funcionamento do eixo até maio do próximo ano. O Eixo Leste do projeto foi entregue em março deste ano e já beneficia quase um milhão de habitantes de Pernambuco e da Paraíba, já tendo evitado o colapso hídrico de mais de 30 municípios.
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#
CURTA a página da Web Sertão e tenha no feed de notícias do
seu Facebook as principais notícias do momento.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS