Órgãos públicos ficam rosa pela prevenção ao câncer de mama


Órgãos públicos ficam rosa pela prevenção ao câncer de mama

O brilho cor-de-rosa se destacou em monumentos de Brasília no primeiro dia do Outubro Rosa. Neste mês, o mundo tenta fortalecer a luta de mulheres que enfrentam o câncer de mama, doença que atinge mais de 60 mil mulheres por ano no Brasil. A campanha serve de alerta sobre a importância do autoexame, que contribui para identificação precoce da doença — o que aumenta as chances de cura para 95%.
Neste domingo (1), o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) iluminaram em tom róseo a Esplanada do Ministérios, tradicionalmente, o maior palco brasiliense para o tipo de campanha. Nos próximos dias, deve ocorrer o mesmo com a Catedral Metropolitana de Brasília o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF).
A luta contra o câncer de mama foi dolorosa para Luzimar Souza, 33 anos. A moradora do Guará é militar, o que, segundo ela, "ajudou com os efeitos colaterais dos remédios". "Tive problemas com menstruação quando iniciei um ciclo de medicamentos novos, depois da cirurgia e da radioterapia. Mas, embora eu tenha sentido muita dor, fui poupada da parte que causa mais sofrimento: raspar a cabeça", disse.
Veja mais em "continuar lendo" abaixo🔽Para a soldado, a vaidade é muito importante, ainda mais em um momento como esse. "Você está debilitada, fica sem trabalhar, em casa, tentando sobreviver… Passar máquina no cabelo e ficar com a aparência de pessoa doente pode desestabilizar emocionalmente as mulheres", completou.
Após quase um ano de esforço e de muito apoio familiar, Luzimar está concluindo o tratamento. "A verdade é que eu já estou curada, mas preciso fazer um acompanhamento nos próximos meses. Com essa recuperação tão próxima, deixo todas as minhas agonias para trás. Tirei um dos seios por causa do nódulo, mas me sinto mais completa do que nunca. Desejo que todas tenham a mesma força que eu nessa trajetória", afirmou.
De acordo com o Movimento Outubro Rosa, a primeira iniciativa no Brasil foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. A campanha, no entanto, começou nos Estados Unidos, na década de 1990. (Via: Correio Braziliense)

https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#
CURTA a página da Web Sertão e tenha no feed de notícias do
seu Facebook as principais notícias do momento.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS