Pesquisadores descobrem que transmissão da zika também pode ocorrer entre mosquitos


Pesquisadores descobrem que transmissão da zika também pode ocorrer entre mosquitos

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e do Instituto Pasteur, da França, descobriram que o vírus zika também pode ser transmitido por contato sexual entre mosquitos, conforme mostrou o Jornal Nacional na noite dessa sexta-feira (22).
A descoberta pode ajudar a entender porque o vírus se espalhou tão rapidamente quando os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, em 2015. Já se sabia que o vírus da zika poderia ser transmitido sexualmente entre humanos, mas a contaminação entre mosquitos era novidade.
Os testes para comprovar a contaminação foram feitos nos laboratórios da Fiocruz, no Rio. Técnicos coletaram ovos dos mosquitos no Rio e em Goiânia. Já na fase adulta, machos e fêmeas que não estavam contaminados foram separados em gaiolas.
Depois, os pesquisadores infectaram os mosquitos em laboratório com o vírus da zika, e em seguida fizeram os cruzamentos. Primeiro, das fêmeas infectadas com machos virgens. E em seguida, dos machos contaminados com as fêmeas sem o vírus. A transmissão ficou comprovada nas duas situações.
A descoberta dos pesquisadores foi publicada numa importante revista científica internacional. No auge da doença no Brasil, foram registrados mais de 214 mil casos (214.727) no ano passado, e a doença virou uma ameaça principalmente para as gestantes por causa do risco de microcefalia nos bebês.
Embora os números tenham despencado em 2017, a descoberta reforça o alerta já conhecido. Com a chegada do verão, o mosquito aedes egypit só precisa de água limpa e parada pra se reproduzir. (G1)
https://www.facebook.com/BlogTvWebSertao/#

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS