Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?


Políticos brasileiros fizeram curva enorme em viaduto só para gastar mais dinheiro?

Será verdadeira a foto mostrando um anel viário que poderia ter sido feito em linha reta, mas que foi feito em curva apenas para gastar mais dinheiro público do Brasil?
A imagem circula pela web desde abril de 2017, voltando a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro do mesmo ano. Nela podemos ver um viaduto feito com uma enorme curva, sendo que linhas pontilhadas mostram que esse longo e caro trecho poderia ter sido feito em linha reta, o que faria a obra ficar bem mais barata.
Algumas postagens afirmam que essa foto teria sido tirada em uma obra feita no Brasil e que alguns políticos estariam “metendo a mão na grana” que essa imensa construção estaria gastando para ser feita!
Será que essa história é verdadeira? Essa estrada é brasileira? Será que essa obra é brasileira?
Verdade ou farsa?
Em primeiro lugar, a foto é real! Mas, calma, isso não é no Brasil e tampouco utilizou recursos dos contribuintes brasileiros.
Essa construção foi inaugurada em abril de 2017 na cidade de Lahore, no estado de Panjabe, no Paquistão e podemos ver outras fotos do local em vários tweets publicados na ocasião:
Por que não em linha reta?
A explicação para essa pergunta que muita gente está fazendo ao ver essa foto é muito simples: Se o viaduto fosse feito em linha reta, a inclinação da via seria muito íngreme para os automóveis subirem e descerem. Isso poderia causar acidentes, além de dificultar muito o trânsito em caso de congestionamento na subida.
Como um dos propósitos desse viaduto é o de passar por cima da linha do trem, uma linha reta exigiria muito dos veículos, como mostra nesse esboço de Wilton Pacheco:
 
Foto: Reproduçao/Wilton Pacheco
De acordo com publicações de alguns fóruns especializados, os locais de interseção mútua de ruas e estradas em um nível, recomenda-se que suas encostas longitudinais não excedam 20-30%. Para as pontes, a inclinação de 30% é o máximo permitido.
Podemos ver esse viaduto também no Google Maps. Abaixo, outra imagem do local:

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS