A placa do carro que levou o Lula para a prisão era FDP-0372?


A placa do carro que levou o Lula para a prisão era FDP-0372?

É verdade que a placa do automóvel que levou o ex-presidente Lula para a prisão era FDP-0372 que, ironicamente, é o número de um artigo do Código Penal que trata de corrupção passiva?
A imagem se espalhou nas redes sociais na primeira semana de abril de 2018, logo após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva! De acordo com o texto que acompanha a foto da placa de um automóvel, a combinação de letras e números (FDP-0372) caiu direitinho no que Lula estava sendo condenado pela justiça: Um “FDP” que cometeu o crime previsto no artigo 372 do Código Penal!
Será que essa imagem é real? Será que a Polícia Federal fez isso de propósito ou seria apenas mais uma fotomontagem?
Placa do carro que levou o Lula para a prisão tinha a placa “FDP-0372”? (Foto: Reprodução/Facebook)
Verdade ou mentira?
Assim que a foto se espalhou pelas redes sociais, várias publicações se espalharam no Facebook com essa “trollada do destino”, como essa abaixo:

Reprodução/Facebook
Mas a verdade mesmo é que a imagem original foi adulterada, como podemos ver no vídeo abaixo, aos 4 minutos:
A seguir, uma ampliação da imagem original, veiculada no portal G1 de notícias. Perceba que apenas a ordem das letras foi alterada:
Reprodução/YouTube
Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663
A placa original do automóvel que levou o preso é FPD-0372 (quase).
Artigo 372 do Código Penal – Recebimento indevido de vantagem
O referido artigo do código penal trata, de fato, do recebimento indevido de vantagem do funcionário em exercício de suas funções ou por causa dela. No entanto, esse artigo é de Portugal!
Lá, a pena prevista para esse crime é de até cinco anos mais pagamento de multa:
“1 – O funcionário que, no exercício das suas funções ou por causa delas, por si, ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, solicitar ou aceitar, para si ou para terceiro, vantagem patrimonial ou não patrimonial, que não lhe seja devida, é punido com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa até 600 dias.
2 – Quem, por si ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, der ou prometer a funcionário, ou a terceiro por indicação ou conhecimento daquele, vantagem patrimonial ou não patrimonial, que não lhe seja devida, no exercício das suas funções ou por causa delas, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa até 360 dias.
3 – Excluem-se dos números anteriores as condutas socialmente adequadas e conformes aos usos e costumes.”
Aqui no Brasil, o artigo que trata desse crime é o 317, como bem observado por nossos leitores:
Agora no E-farsas: A placa do carro que levou o Lula para a prisão era FDP-0372? - http://www.e-farsas.com/a-placa-do-carro-que-levou-o-lula-para-a-prisao-era-fdp-0372.html …
Só mais uma correção. A contagem de artigos no código penal brasileiro vai até o art. 361. O crime de corrupção passiva está previsto no art. 317 do referido código.
Conclusão
A foto da placa do automóvel que levou o ex-presidente Lula para prisão foi alterada de “FPD” para “FDP”.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS