É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?


É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que o país enfrentará o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos? Descubra aqui no E-farsas!
Na segunda quinzena de abril de 2018, uma notícia com uma previsão meteorológica assustadora se espalhou nas redes sociais e deixou muita gente preocupada. Segundo o texto amplamente compartilhada, o Brasil irá passar por um inverno rigoroso! O inverno mais congelante dos últimos 100 anos!!!
Alguns sites publicaram a notícia ainda pedem aos leitores que preparem seus agasalhos para o próximo inverno, mas será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Todos os blogs que ajudaram a disseminar essa notícia (como esse, por exemplo) citam como fonte uma reportagem feita no site Notícias Agrícolas e uma outra publicada no site Rádio Rural. O Notícias Agrícolasfala sobre a previsão de frio no Sul do país (e não no Brasil inteiro) enquanto que a Rádio Rural fala apenas que o inverno de 2018 poderá ser mais intenso do que o do ano anterior.
Alguns sites, como o São Carlos em Rede, tiraram a notícia do ar quando perceberam o erro (veja aqui a versão da notícia salva pelo cache do Google, antes de ser apagada pelo site)!
Outro detalhe que chama nessa notícia é o fato dela afirmar que o Brasil inteiro sofrerá o maior inverno dos últimos 100 anos. O país é muito grande e possui diversas temperaturas em diferentes regiões. Só para se ter uma ideia, o recorde de temperatura mais fria do Brasil é da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, e ocorreu no dia 20 de julho de 1953. Outras regiões do país não sofreram a queda de temperatura (que aconteceu por causa de uma massa de ar fria acumulada no sul).
O que dizem os especialistasO site O Município ouviu dois especialistas em meteorologia e ambos foram categóricos: O inverno de de 2018 poderá ser um pouco mais rigoroso se comparado ao de 2017, mas tudo dentro de uma normalidade, muito longe de ser o “inverno do século”.
O site Clima Tempo – referência em meteorologia no Brasil – não fala nada a respeito do “super-inverno 2018” e nesse boletim da Somar Meteorologia do dia 12 de abril de 2018 é afirmado que o fenômeno El Niña não afetará o inverno brasileiro.
O site Gazeta Online também ouviu especialistas que igualmente negaram que o inverno de 2018 será o mais rigoroso do último século, bem como o UOL e o Metro Jornal.
Conclusão
A notícia afirmando que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos é falsa! Todavia, se a sua mãe mandar você levar uma blusa quando tiver saindo de casa, obedeça!

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS