Mais de 800 animais silvestres são resgatados de cativeiros no Sertão do Pajeú


Mais de 800 animais silvestres são resgatados de cativeiros no Sertão do Pajeú

Mais de oitocentos animais silvestres foram resgatados durante a primeira semana do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na Bacia Hidrográfica do São Francisco, no Pajéu. Entre eles, um papagaio da espécie Chauá e um pássaro identificado como Maritaca Azul, ameaçados de extinção, também foram encontrados.
A fiscalização começou na última segunda-feira (30) e tem o objetivo de resgatar animais silvestres em cativeiros, para que eles recebem tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e voltem para natureza ou passem pelo processo de readaptação com técnicos especializados.
Os animais já estão passando por avaliações e os que estão saudáveis estão sendo levados para o seu habitat natural. Até o momento, 242 animais já foram devolvidos à natureza. Os que apresentaram machucados permanecem no CETAS.
⏩    Mostrar matéria completa  
Segundo os técnicos do CPRH, algumas espécies encontradas são raras e estão ameaçadas de extinção, o que indica que eles foram trazidos para Pernambuco por meio do tráfico de animais. Entre os animais encontrados estão as aves: Galo de Campina, Golinho, Papa-Campim, Garibaldi, Cravinhos Azulão, Mané-Magro, Caboclinhos, Bigode, Canário-da-terra, Tico-Tico, Tiziu, Sibito, Cancão e Maria Fita, além de alguns répteis, como uma cascavel, dez jabutis e uma tartaruga. Um Jacu foi entregue voluntariamente.
Entregas voluntárias
Além da fiscalização, um caminhão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pernambuco está circulando pelos municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira e Taparetama, para que sejam possíveis a entrega voluntária desses animais.
“A estratégia de termos uma campanha para a ‘entrega voluntária’ durante a campanha é uma comprovação de que é possível ter a sociedade como protagonista desse processo”, afirmou o superintendente Francisco Campello, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A Campanha também tem o objetivo de conscientizar e ampliar o conhecimento da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. (Afogados Online)
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
http://www.blogtvwebsertao.com.br/search/label/EVENTOS%20ELITE%20DIGITAL

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS