Caso o mar esteja desta maneira, saia o mais rápido que puder!


Caso o mar esteja desta maneira, saia o mais rápido que puder!

O verão é a estação do ano mais esperada por nós. Seja aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, muitos associam o verão a praia e mar. Porém, você não pode deixar que este momento seja estragado por alguns descuidos.
Uma forma de evitar é saber identificar quando o mar está com ondas de risco. Chamada de “Rip Current” ou Corrente de Retorno, acontece é quando a forma do chão submarino ocasiona um movimento na água que rompe a onda. Isso resulta na criação de canal por onde a onda retorna, chegando à velocidade de até 5 metros por segundo.
Elas são muito comuns nas constas chilenas, porém podem ocorrer em qualquer praia do mundo. Buscando alertar sobre o perigo, o site Lun.com escreveu um artigo dizendo que se você ficar preso em uma dessas correntes, há chances de arriscar a sua vida tentando sair. “Se trata de algo muito perigoso que no verão costuma matar muita gente”, disse a geógrafa Carolina Martínez.
A melhor forma de prevenção é conseguir identificá-las antes mesmo de entrar no mar. Elas podem parecer seguras, já que muitas vezes são ondas pequenas. Na costa, se forma uma espécie de lagoa e as ondas chegas cortadas e, muitas vezes, buracos são formados embaixo d’água.
⏩    Mostrar matéria completa  
“A zona onde se produz faz com que as ondas sejam um pouco mais baixas e faz com que as pessoas pensem que seja seguro, mas o mar as puxa. É a corrente que joga você mar adentro, portanto, fiquem longe”, disse o doutor em Oceanografia Física, Samuel Hormazábal. Normalmente, o banhista está no mar quando, de repente, o mar começa a puxá-lo em uma velocidade de 2 a 5 metros por segundo. O banhista tenta nadar contra a corrente, mas ela é tão forte que ele acaba perdendo as energias.
É importante lembrar que esse fenômeno não acontece exclusivamente no Chile e que em outras praias – especialmente as encravadas entre duas extremidades rochosas e com fundo irregular – é possível que haja a formação de uma corrente de retorno. Caso entre em uma situação de perigo como esta, nunca nade em direção ao buraco. Tente se locomover para os lados, assim você sairá da zona de perigo sem realizar tanto esforço.
Live Science Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS