Há muitas evidências históricas de que visita de magos a Jesus ocorreu


Há muitas evidências históricas de que visita de magos a Jesus ocorreu

Padre lançar livro mostrando diferentes evidências sobre o relato bíblico de Mateus
Existem muitas evidências arqueológicas, textuais, linguísticas e científicas que comprovam a existência histórica dos “magos” descritos no evangelho de Mateus, afirma um erudito que tem se dedicado a pesquisar e escrever sobre o assunto.
O dr. Dwight Longenecker, um sacerdote católico, que publicou livros sobre o assunto, destaca que “todas as peças se encaixam perfeitamente para dar uma explicação plausível sobre personagens reais que tinham uma forte motivação para partir numa jornada em busca do recém-nascido rei de os judeus.”
Ele lembra que, em seu evangelho, Mateus relata a visita de μάγος, termo que também pode ser traduzido como “sábios” e que ofereceram presentes de ouro, incenso e mirra para Jesus em Belém.
Longenecker, o autor do livro Mystery of the Magi: The Quest to Identify the Three Wise Men [Mistério dos Magos: a busca para identificar os sábios], destaca que seu estudo é imparcial e concentra-se apenas em questões históricas e arqueológicas.
“O relato de Mateus foi incrustado com séculos de camadas de lendas e mitos”, o que tornou fácil para os críticos tentarem classificar a história como “ficção religiosa”. Contudo, Longenecker defende que “embaixo de todos os mitos pode haver uma base histórica real. É isso que acontece com a história dos Magos”.
⏩    Mostrar matéria completa  
“O relato de homens exóticos vindos do Oriente que fizeram uma longa jornada no deserto em camelos seguindo uma estrela mágica é fácil de ignorar. Porém, não é bem essa história que encontramos no evangelho de Mateus”, disse ele.
Grande parte da compreensão sobrenatural da história “desenvolveu-se entre o terceiro e o quinto século no meio dos gnósticos”, aponta, enfatizando que uma “recriação apócrifa” acrescentou certos elementos fantásticos que se tornaram parte da tradição, como o fato de serem três e quais os seus nomes.
Na verdade, “a história de uma estrela sobrenatural nem faz parte do texto de Mateus”, reafirma. Portanto, é possível avaliar novas descobertas importantes em outras disciplinas que complementam a pesquisa puramente textual. “Vivemos em um momento incrível para a arqueologia bíblica”, disse Longenecker. “Com o uso da ciência moderna e da ciência forense, estamos descobrindo mais a cada dia sobre o antigo Oriente Médio. Os estudiosos da Bíblia se concentram cada vez mais apenas no texto, portanto suas opiniões devem ser ponderadas em relação a todas as outras descobertas que estamos fazendo.”
O padre assevera que seu livro conseguiu “juntar elementos da religião, cultura, política, economia do Oriente Médio, desde o nascimento de Jesus até chegar a uma conclusão sólida sobre a existência desses magos”.
“Acredito que eles eram diplomatas da corte do vizinho de Herodes, o Grande, o rei nabateu Aretas IV”, revela. “Eram uma espécie de conselheiros de observação de estrelas para o rei. Quando descobriram que um novo rei dos judeus nasceria, concluíram que deveria ser um neto ou bisneto de Herodes.”
Aretas tinha “toda interesse de enviar uma comitiva para viajar a Jerusalém para homenagear o novo herdeiro do trono de Herodes” e “faz todo o sentido que esses magos tenham completado sua jornada de tal forma que o relato de Mateus seja simples, factual e histórico ”.
A questão da existência dos sábios é mais do que acadêmica, insiste Longenecker, porque afeta a compreensão das pessoas sobre os tempos de Jesus e a história da própria salvação. Há “uma tentativa crescente em nossa sociedade de dizer que Jesus é uma figura mítica sobre a qual não sabemos quase nada”, critica.
“Isso é ridículo, pois com o avanço da arqueologia, descobertas textuais e forenses, sabemos hoje mais sobre o ambiente, o contexto e a cultura do tempo de Jesus do que nunca. O que sabemos quase sempre confirma a exatidão histórica do Novo Testamento”, assegura.
A história do Novo Testamento é importante porque “se demonstramos que os Evangelhos são, historicamente, confiáveis, então é preciso levar a sério as afirmações feitas por Jesus Cristo e o significado de sua vida, seus ensinamentos e, mais importante, seu nascimento, morte e ressurreição”, concluiu.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS